Por Juliana Rodrigues / ES Hoje / Foto: Divulgação
Encerrou-se nesta quarta-feira (30) o breve mandato de Júlio da Fetaes (PT) como deputado estadual. Ele, que é suplente de João Coser (PT), substituiu o parlamentar na Assembleia Legislativa do Espírito Santo durante quatro meses, período em que Coser se afastou de suas atividades parlamentares para se dedicar ao processo eleitoral em Vitória, onde foi candidato a prefeito.
Em um discurso emocionado, Júlio expressou gratidão e destacou as realizações de seus quatro meses na Casa, reforçando que, embora o período seja curto comparado a uma legislatura completa, a intensidade e o impacto das ações são o que realmente importa. “Alguém pode até falar, quatro meses é pouco perto de quatro anos de uma legislatura, mas o tempo é muito relativo”, afirmou o deputado, lembrando que, em seu mandato, percorreu o estado, reuniu-se com diversos setores da sociedade e estreitou diálogos para entender as necessidades da população.
“Fui a voz daqueles que votaram em mim e também daqueles que me conheceram e confiaram nesse trabalho durante esses quatro meses. Tenho certeza de que o trabalho realizado nesse período vai se transformar em resultados duradouros na vida de muitas pessoas”, disse. Entre suas ações, Júlio ressaltou a apresentação de projetos de lei e indicações, a mediação de impasses e a participação na aprovação de legislações de interesse da sociedade capixaba. Além disso, celebrou a aprovação de seu projeto que confere ao município de Jerônimo Monteiro o título de “Capital Estadual da Laranja”.
Em seu período como deputado estadual, a preservação ambiental foi tema de duas indicações parlamentares de Julio da Fetaes aprovadas na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo. As propostas apresentadas pelo deputado tiveram por objetivo a criação de corredores ecológicos para facilitar a travessia de animais silvestres nas proximidades de rodovias e estradas que cortam o estado e ações que acelerem o reflorestamento de áreas atingidas por incêndios e queimadas.
O deputado também convidou Jaderson Braga, gerente de Assuntos Federativos da Presidência, para visitar Marechal Floriano, São Mateus, Pedro Canário e Nova Venécia e apresentar aos agricultores familiares, lideranças sindicais, sociais e políticas os investimentos federais em andamento para a agricultura familiar, como crédito rural, habitação rural e cooperativismo. Segundo Júlio, a iniciativa teve como objetivo fortalecer o diálogo direto com a Presidência, buscando mais investimentos e melhorias nas políticas públicas para o setor no Espírito Santo.
O afastamento de Coser teve início no dia 4 de julho e, na época, o petista disse que sua decisão era condizente com sua forma de trabalhar. “Durante toda minha vida política, sempre fui um homem muito responsável com o dinheiro público. É com essa consciência e conduta que peço licença das minhas atividades como deputado estadual para me dedicar integralmente à pré-campanha e à campanha eleitoral para prefeito de Vitória. A licença é sem vencimentos, portanto, não receberei meu subsídio de deputado estadual pelo período de 120 dias”, informou.
A presença de João Coser é esperada na próxima sessão da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, que será realizada no dia 4 de novembro a partir das 15 horas.