Por Kikina Sessa / ES BRASIL / Foto: Divulgação
Estreante na política, Aylton Dadalto propõe Frente para estudar impactos da reforma tributária na capital e quais políticas públicas devem ser adotadas para reduzir danos.
Aprovada na Câmara Municipal de Vitória, a Frente Parlamentar da Reforma Tributária foi oficialmente constituída. Presidida pelo vereador Aylton Dadalto, autor da proposta, a Frente tem o objetivo de realizar estudos e propor medidas que permitam ao município se adaptar ao novo cenário tributário nacional, preservando sua sustentabilidade financeira e promovendo o desenvolvimento socioeconômico local.
Segundo o presidente da Frente, entre as principais finalidades do grupo estão avaliar os impactos sociais, econômicos e jurídicos da reforma tributária, além de propor medidas legislativas que garantam maior equidade e eficácia ao Sistema Tributário Municipal.
Estreante na política, Dadalto reforça a necessidade de se estudar os impactos da reforma tributária no município de Vitória e quais políticas públicas podem ser adotadas para reduzir esses danos. Um deles, segundo o vereador, é a queda na arrecadação, já que a nova legislação tributária nacional, que começa a ser implantada em 2027 e vai até 2032, foco na arrecadação por consumo, beneficiando municípios com muitos habitantes.
“A arrecadação é o maior desafio para a cidade de Vitória. Precisamos buscar alternativas, e duas delas são o turismo e a prestação de serviços, principalmente na área de tecnologia”, disse o vereador.
Dadalto também destaca que a capital pode ir além em alguns setores, firmando parcerias público-privadas e concessões.
Na primeira reunião da Frente, marcada para março, um especialista vai apresentar o impacto da reforma na arrecadação da capital.
Além de Dadalto, integram a Frente os vereadores Pedro Trés (vice-presidente), Dárcio Bracarense (secretário), Leonardo Monjardim, Karla Coser, Camillo Neves e Bruno Malias.
A iniciativa contará ainda com a participação de auditores fiscais do Tesouro, advogados e procuradores, que serão convidados para contribuir com os debates e análises.