Por Poder / ES HOJE/ Foto: Vinicius Loures (Câmara dos Deputados)
O coordenador da bancada federal capixaba e presidente estadual do Progressistas – e da federação União Progressista -, deputado federal Da Vitória, promove, por meio do Progressistas e da Fundação Francisco Dornelles, nesta sexta-feira (11) o Fórum Capixaba de Segurança Pública. Mais do que debater temas relacionados à proteção dos moradores do Espírito Santo, o evento é termômetro para verificar a capacidade de articulação do parlamentar.
Embora não diga oficialmente, mas o presidente da federação que envolve União Brasil e Progressistas tem bastante vontade de disputar a eleição para o governo do Estado. Ele é sabedor que a próxima pessoa a comandar o Palácio Anchieta necessita da federação a qual preside por motivos de recursos financeiros, cabos eleitorais e tempo de mídia. Assim sendo, por que não sonhar com isso, embora ainda esteja com desempenho mais modesto nas pesquisas de intenções de votos.
O evento desta sexta-feira terá nomes como o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, e o presidente da Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados, Delegado Paulo Bilynskyj (PL/SP). Estarão ainda os aliadíssimos Evair de Melo (Progressistas), colega de bancada de Da Vitória, e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil).
Outro confirmado, segundo o evento, é o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB). Da Vitória já comentou neste espaço que deseja construir o jogo eleitoral do ano que vem ao lado do socialista. Será interessante notar como será o comportamento de Evair, que vem trabalhando em prol do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), se viabilizar como candidato. Pazolini, por sinal, é outro a estar nas fileiras do evento desta sexta-feira (11).
A federação União Progressista almeja espaços nobres para o jogo do ano que vem e reúne players diferentes. Seu desafio é conseguir manter esses atores coesos, ainda que não concordem em alguns direcionamentos atualmente. Sabedor da polarização entre Pazolini e o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), Da Vitória vai comendo pelas beiradas, assim como o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), que foi um dos destaques durante a Feira dos Municípios.
Fato é que neste segundo semestre cada um vai fazendo sua estratégia. Da Vitória, por exemplo, vai pelo caminho de ter o prestígio da classe e de aliados para mostrar que é capaz de seguir adiante. Cenas dos próximos capítulos.