Por Redação Multimídia / ES HOJE / Foto: Divulgação
Candidatos de Lula nas disputas internas do PT, Edinho Silva – candidato à presidência nacional – e a deputada federal Jack Rocha – candidata à reeleição no PT-ES – se uniram em plenária neste domingo (29), no Auditório do Sindilimpe, em Vitória-ES. O ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo Dilma Rousseff rasgou elogios à sua companheira de partido. Ele se diz impressionado com o senso de liderança e o poder de representatividade que a deputada federal exerce para homens e mulheres pretas da periferia, que a veem como um verdadeiro espelho.
“Fiz questão de sentar para ouvir Jack Rocha falando com toda a atenção. Ela me impressionou pela sua capacidade de se expressar, pela clareza que ela tem sobre todos os desafios que temos neste momento. Vou dizer a vocês: estamos diante de uma das grandes lideranças do PT. É uma liderança que terá tarefas enormes em nosso projeto, não tenho dúvida disso. Mas é importante ter a percepção do que ela representa, do tamanho do símbolo que ela é. Precisamos de Jack cada vez mais forte e robusta nos representando Brasil afora. Digo a você, Jack, que estou feliz de estar contigo. Vamos construir muitas lideranças inspiradas em você, que é referência para muitos meninos e meninas pretas que se espelham em seu trabalho”, afirmou.
Jack Rocha é a 1ª mulher negra a se eleger deputada federal pelo Espírito Santo. Relatora da Lei de Igualdade Salarial, sancionada em 2023, responsável pela Secretaria da Mulher na Câmara e vice-líder do PT na Câmara dos Deputados, Jack Rocha disputa a reeleição para presidente do PT-ES – cargo que ocupa desde dezembro de 2019. Sua agenda de propostas fala em democratizar recursos, fortalecendo a legenda no interior; inserir a base e os movimentos sociais como protagonistas do debate público; avançar na luta pelos direitos das mulheres; combater e vencer o racismo no Brasil, além de derrotar a extrema-direita.
Em mais de duas décadas de filiação ao PT, Jack Rocha iniciou a vida pública em 2022, quando foi eleita deputada federal ao levantar a bandeira antirracista e feminista, recebendo 51.317 votos. Depois de assumir o comando do PT-ES, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de filiados do partido subiu de 24 mil, em 2020, para os atuais 32.605, em junho de 2025. Levou a sigla ao segundo turno das eleições de Vitória, conquistou duas cadeiras a mais na Assembleia e elegeu o deputado mais votado de todo o Estado.
O PED (Processo de Eleição Direta) é um instrumento da democracia interna do PT, no qual filiados e filiadas podem renovar direções em todas as instâncias partidárias: municipais, regionais, estaduais e nacional. Em 2025, essas eleições internas estão marcadas para o dia 6 de julho. O voto acontece através de urna eletrônica, conforme regulamento aprovado pelo Diretório Nacional.