Notícias

Domingos Martins: Saúde vai ofertar 265 mil teleconsultas em 12 especialidades médicas no CRE Metropolitano

Por assessoria / Foto: Divulgação

Serão ofertados 265 mil teleconsultas em 12 especialidades médicas no CRE Metropolitano

Na manhã desta sexta-feira (24), o governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, apresentaram um serviço inovador que promete transformar o acesso à saúde no Espírito Santo. O lançamento das teleconsultas médicas em 12 especialidades foi realizado no Centro Regional de Especialidade (CRE Metropolitano), em Cariacica, e beneficiará os 23 municípios da Região Metropolitana de Saúde.

O prefeito de Domingos Martins, Eduardo José Ramos e a secretária municipal de saúde, Daysi Koehler Behning estiveram no lançamento oficial deste serviço, a iniciativa busca reduzir o tempo de espera por consultas especializadas e oferecer maior agilidade no atendimento aos capixabas, os agendamentos terão início a partir do dia 10 de fevereiro.

A medida garante ainda mais o acesso dos capixabas à Atenção Especializada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um serviço gerenciado pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Vitória (SRSV). O investimento total será de R$ 14,46 milhões.

Serão contemplados os 23 municípios que fazem parte da Regional Metropolitana de Saúde: Afonso Cláudio, Aracruz, Brejetuba, Cariacica, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. Os atendimentos começarão a partir de fevereiro.

Ao todo, serão oferecidas 265.623 teleconsultas este ano. O total faz parte do pacote anunciado em dezembro passado de 1,25 milhão de consultas e 670 mil exames especializados para todo o Estado em 2025.

As especialidades disponíveis incluem:

•    Angiologia Adulto
•    Cardiologia Adulto e Pediatria
•    Dermatologia Adulto
•    Gastroenterologia Adulto
•    Neurologia Adulto
•    Ortopedia Adulto e Pediatria
•    Otorrinolaringologia Adulto e Pediatria
•    Psiquiatria Adulto
•    Urologia Adulto

Modernização e eficiência no atendimento

O secretário Tyago Hoffmann destacou o papel estratégico da tecnologia para descentralizar e modernizar os serviços de saúde. “Esse projeto reforça o compromisso do Governo do Estado com a modernização dos serviços de saúde, garantindo que mais capixabas tenham acesso a especialistas sem a necessidade de deslocamentos frequentes. A tecnologia é uma aliada poderosa para descentralizar o atendimento e torná-lo mais eficiente”, afirmou.
O governador Renato Casagrande também enfatizou os benefícios da iniciativa. “Estamos investindo para aproximar os serviços da população, tornando o atendimento mais ágil e humano. As teleconsultas chegam como uma solução prática e inovadora para atender às demandas de saúde da nossa Região Metropolitana”, destacou.

Telemedicina: um marco na saúde capixaba

As teleconsultas serão realizadas por meio de plataformas de telemedicina, que permitem a interação em tempo real entre pacientes e especialistas. Além de facilitar o acesso aos atendimentos, a iniciativa tem o potencial de desafogar filas por consultas presenciais, melhorar o acompanhamento dos pacientes e promover maior eficiência no sistema de saúde.
Com esse avanço, o Espírito Santo se alinha às melhores práticas globais no uso da telemedicina, reforçando o compromisso com a inovação e a qualidade no atendimento à saúde pública. A iniciativa representa mais um passo em direção a um sistema de saúde acessível, eficiente e conectado às necessidades dos capixabas.

Domingos Martins: Saúde vai ofertar 265 mil teleconsultas em 12 especialidades médicas no CRE Metropolitano

MATÉRIAS (3)