Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

Deputado Federal Messias Donato quer aumentar limite de faturamento do MEI para 151 mil e atualização anual automática

Por Redação Multimídia / ES HOJE / Foto: Zeca Ribeiro (Câmara dos Deputados)

Protocolado em 2023, um projeto de lei tramita na Câmara dos Deputados, de autoria do capixaba Messias Donato (Republicanos), o projeto de Lei Complementar (PLP) nº 143/2023 que propõe alterações significativas na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, conhecida como Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

O objetivo central do projeto é aumentar o limite do faturamento e reajustar anualmente os limites de receita bruta para enquadramento como Microempreendedor Individual (MEI), utilizando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como referência.

Atualmente, o limite de receita bruta para enquadramento do MEI é fixado em R$ 81 mil e não é atualizado há mais de 07 anos, resultando na defasagem ao longo do tempo devido à inflação e outras variáveis econômicas.
A proposta de Messias visa corrigir essa distorção, aumentando o limite para R$ 151 mil reais garantindo que os valores sejam atualizados de forma automática e anual, preservando o poder de compra e a competitividade das micro e pequenas empresas brasileiras. O valor proposto pelo parlamentar foi baseado no reajuste no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
A demora para reajustar esse limite prejudica o microempreendedor, “o limite praticado hoje é fora da realidade do mercado, pois esse valor não é atualizado desde 2018. O custo para o microempreendedor é totalmente diferente, os preços de serviços e insumos hoje são elevadíssimos e, consequentemente o limite de faturamento também tem que aumentar, caso contrário, muitos empreendedores serão desenquadrados do Simples Nacional ou terão que reduzir seus lucros para continuar sendo MEI”, disse o parlamentar.

Deputado Federal Messias Donato quer aumentar limite de faturamento do MEI para 151 mil e atualização anual automática

INSTAGRAM (1)