Por Redação Multimídia / ES HOJE / Foto: Reprodução CMV TV
Na sessão desta quarta-feira (04), a vereadora Karla Coser (PT) direcionou críticas ao prefeito da capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e a outros parlamentares durante a sessão. A fala da parlamentar aconteceu após um colega ter feito referência ao caso nacional que tem mobilizado debates políticos no país: o escândalo de fraudes no INSS que envolve uma investigação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre descontos indevidos em aposentadorias e pensões e suspeitas de desvios que podem chegar a R$ 6,3 bilhões, segundo relatório analisado pelo Congresso Nacional e pela mídia.
Entre as entidades alvo de apurações estão sindicatos e associações que atuavam com Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS para descontos de mensalidades associativas nos benefícios previdenciários. Investigadores e parlamentares também debateram, em instâncias como a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, menções ao nome de Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em documentos e depoimentos relacionados à figuras centrais do esquema investigado, como o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, apelidado de “Careca do INSS”.
“Darcio … sabe quem gosta de pegar dinheiro de aposentado? Lorenzo Pazolini, gosta pra caramba, inclusive reitero aqui minha solidariedade aos aposentados de Vitória que tiveram a pior reforma da previdência da história e que alguns ainda recebem esse desconto no contra-cheque que modificou a vida deles. Então, realmente, é um caso que deve ser investigado também, não só o rombo do INSS, mas aqui na cidade de Vitória”, declarou Coser, fazendo referência às reformas previdenciárias e aos impactos nos beneficiários.