Por Poder / ES HOJE / Foto: Divulgação
A supersegunda-feira do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), e do vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), aconteceu com sucesso. Mais de seis mil pessoas estiveram presentes ao evento em Cariacica, que visa reforçar o movimento de Ricardo rumo à disputa do Palácio Anchieta no ano que vem. O grande número de lideranças presentes e o entusiasmo do público demonstram que as máquinas estão a favor do pleiteante emedebista.
E quando falamos em máquinas, a referência é clara: trata-se do governo do Espírito Santo, das prefeituras municipais e das estruturas das Câmaras Municipais, além de representantes do Congresso e da Assembleia Legislativa. São engrenagens fundamentais no jogo político e que, neste momento, parecem estar alinhadas com Ricardo Ferraço.
O evento dessa segunda-feira reuniu diversas lideranças, o que demonstra uma chancela cada vez maior para o vice-governador. Esse apoio institucional é estratégico, pois fortalece sua posição na corrida eleitoral e amplia sua capacidade de articulação.
Nas últimas pesquisas, Ricardo Ferraço demonstrou crescimento nas intenções de voto, o que animou diversas correntes governistas. Esse avanço numérico reforça a percepção de que sua candidatura ganha corpo e se consolida como uma das principais forças na disputa pelo governo do Estado.
O governador Renato Casagrande (PSB) já dá sinais claros de que Ricardo é sua opção A. Com a possibilidade de Casagrande disputar uma vaga ao Senado, ele terá de renunciar ao cargo de governador, deixando Ricardo no comando do Executivo capixaba por quase um ano antes das eleições. Esse período pode ser crucial para consolidar sua imagem e ampliar sua base de apoio.
Ter as máquinas públicas nas mãos já é uma vantagem expressiva, considerando que diversos municípios são dependentes, em seus orçamentos, dos repasses enviados pelo governo do Estado. Essa estrutura permite uma presença forte nos municípios, facilitando alianças e garantindo capilaridade política.
Por outro lado, essa vantagem também traz consigo uma pressão significativa. A expectativa de vitória é alta, e uma eventual derrota para um grupo que está longe dessa estrutura pode ser muito dolorida. Afinal, quando se tem a máquina pública a favor, a cobrança por um resultado positivo é ainda maior.
Tudo se desenha positivamente para Ricardo Ferraço ter vantagem. Agora é combinar com o eleitor, que vai escolher seus representantes, inclusive o próximo governador do Espírito Santo.
Fortalecido
Como esperado, Euclério saiu muito fortalecido do encontro, demonstrando que quer ter espaço para construção do jogo político do ano que vem.
Elogios
Ricardo, por sua vez, enalteceu muito Euclério e chamou Casagrande de “melhor governador da história do Espírito Santo”.
Ausência estratégica I
Cabe notar que, estrategicamente, Renato Casagrande não compareceu ao comício promovido por Euclério Sampaio. Primeiro, para não dar ares de campanha antecipada – apesar de já ser.
Ausência estratégica II
O segundo ponto é que até o ano que vem há muito a acontecer. Ricardo, de fato, é a prioridade do governador, mas também não pode fechar portas para aliados que desejam disputar a vaga ao Palácio Anchieta.