Por Poder / ES HOJE / Foto: Divulgação
Sábado (15), antes das 6h, trânsito intenso nas proximidades da Praia da Costa, em Vila Velha. O tráfego não era de pessoas voltando do trabalho, mas sim de milhares com trajes de corrida. Ao todo, 2.600 se inscreveram para o treinão promovido pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), e o prefeito canela-verde, Arnaldinho Borgo (Podemos).
Virou febre nas redes sociais, nos últimos tempos, a presença de rotina fitness entre integrantes do Legislativo e do Executivo. O compartilhamento dos exercícios é, na avaliação de especialistas, uma estratégia para construir a imagem de pleno controle da própria saúde e, por consequência, de que se tem condições de exercer os cargos públicos. Outra motivação é que o tema costuma gerar engajamento nas plataformas e ajuda a aproximar o eleitorado. E isso aconteceu no último sábado.
Casagrande e Arnaldinho tiveram a oportunidade de montar o seu palanque, falar do trabalho executado, e enaltecer parceiros, como o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB) – plano A do Palácio Anchieta para a disputa do ano que vem -, e o secretário de Estado da Saúde e deputado estadual licenciado, Tyago Hoffmann (PSB), uma das apostas do governador para a Câmara dos Deputados.
Num cenário em que os promotores do evento correram lado a lado de milhares e ainda anunciaram uma corrida pegando o novo cartão-postal de Vila Velha, a Ponte da Madalena, eles ficaram altamente presentes nas redes sociais de diversos corredores, que talvez nem estejam tão atentos às movimentações para a eleição de 2026, mas que ficaram altamente contentes pelo espaço para prática de esporte e a acessibilidade a essas figuras.
Não foi por acaso que Casagrande, em seu discurso, ressaltou que abriu a Residência Oficial para o povo. É evidente a estratégia de estar mais próximo da população, algo que Ricardo começa a incorporar. O emedebista até acompanhou o socialista na corrida do último sábado. Agora é observar se o vice vai acompanhar em distâncias maiores.
Em um momento descontraído e com menor possibilidade de rejeição, Casagrande, Arnaldinho e companhia tiveram a chance de mostrar para o que vieram e de deixar seus recados. Não será surpresa se mais atividades como essa acontecerem, justamente para se aproximar do eleitorado de modo muito mais amigável. O desafio é não transformar o momento totalmente num palanque de campanha, muito embora já seja.
Mas reunir cerca de 3 mil pessoas logo quando o sol raiou demonstra que há várias maneiras mais criativas e leves para falar sobre política e, por que não, sobre o pleito do ano que vem.
Match point
Ainda sobre esportes, políticos do Estado, como Casagrande, celebraram a conquista do tenista brasileiro João Fonseca, de 18 anos. O atleta fez história ao vencer o ATP 250 de Buenos Aires e tornou-se o brasileiro mais jovem a conquistar título de um torneio da ATP.
Gregos e troianos I
Logo após o treinão em Vila Velha, Casagrande e Ricardo participaram de agenda em Aracruz, ao lado do prefeito Doutor Coutinho (MDB). Chamou a atenção do mercado a presença do deputado estadual Alcântaro Filho (Republicanos) no palanque do evento.
Gregos e troianos II
Alcântaro integra o partido do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que é estimulado para disputar o governo do Estado, em 2026. Além disso, o parlamentar endereçou diversas críticas a Coutinho, adversário político em Aracruz.