Por Rodrigo Araujo / ES BRASIL / Foto: Prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio. Crédito: Jerry Apolinário-Next Editorial
Prefeito de Cariacica tem se reunido, nas últimas semanas, com importantes personalidades da política capixaba. Além disso, ele já recebeu o apoio formal de instituições evangélicas e das forças de segurança do Espírito Santo
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), segue se movimentando para viabilizar sua pré-candidatura ao Senado Federal em 2026. Nas últimas semanas, o emedebista tem se reunido frequentemente com importantes personalidades da política capixaba e recebido delas a garantia de que terá apoio no próximo pleito.
Na semana passada, Euclério recebeu em seu gabinete, na Prefeitura de Cariacica, o ex-prefeito de Vila Velha e ex-deputado federal Max Filho, além do ex-vice-prefeito canela-verde Jorge Carreta, ambos filiados ao PSDB. Ambos manifestaram apoio ao prefeito de Cariacica em uma eventual candidatura ao Senado.
Também na semana passada, Euclério se encontrou com o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, que, na ocasião, chegou a oferecer ao emedebista a possibilidade de concorrer ao Senado pelo partido ao qual ele é filiado, o Podemos. “Me senti muito honrado pelo convite, mas essa questão de partido eu vou ver mais à frente”, afirmou o prefeito de Cariacica, em conversa com a reportagem.
Outro com quem Euclério se reuniu na semana passada foi o deputado federal Josias da Vitória (PP). Este, porém, também cogita lançar pré-candidatura para senador no ano que vem. Mais recentemente, o encontro foi com o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), que também manifestou apoio ao emedebista.
Em todos esses encontros, o prefeito afirmou que as conversas tiveram como foco Cariacica e o Espírito Santo, mas admitiu que o assunto Senado Federal também entrou nas discussões. “Conversamos sobre a necessidade de colocar no Senado pessoas que, de fato, se importem com o povo. Hoje o Espírito Santo está meio órfão no Senado, de pessoas com quem a população se sinta representada”, afirmou.
“E conversamos sobre a necessidade de o Espírito Santo continuar mas mãos certas para continuar alavancando o desenvolvimento do nosso estado”, completou Euclério, que faz parte da base aliada do governador Renato Casagrande (PSB).
Instituições evangélicas e forças de segurança
Além de importantes figuras políticas, Euclério Sampaio tem buscado o apoio de instituições evangélicas e das forças de segurança do Espírito Santo. No mês passado, lideranças das Assembleias de Deus do Estado manifestaram formalmente apoio ao prefeito de Cariacica para uma possível candidatura ao Senado.
“Euclério é nosso principal candidato para disputar o Senado. Entendemos que ele representa de forma legítima os evangélicos capixabas, por ser homem de princípios conservadores, de perfil à direita. Ressaltamos ainda que Euclério é pastor licenciado da Igreja do Evangelho Quadrangular”, diz trecho da nota oficial divulgada pelas lideranças das Assembleias de Deus.
O prefeito também recebeu o apoio da Igreja do Evangelho Quadrangular, congregação da qual ele é pastor licenciado. O apoio foi formalizado em nota assinada pela presidente da instituição no Estado, pastora Dolores de Oliveira.
“Reafirmamos nosso compromisso com a defesa dos valores cristãos, da cidadania responsável, da ética pública e do fortalecimento das instituições democráticas, que são pilares fundamentais para o desenvolvimento de nossa nação. Após criteriosa reflexão e deliberação, declaramos apoio institucional a nosso membro do Ministério Euclério Sampaio como pré-candidato ao Senado Federal por entendermos que sua trajetória, princípios e propostas estão alinhados com os valores que professamos e com os interesses da sociedade e sem dúvidas, lutará bravamente pelo bem estar dos capixabas e dos brasileiros”.
Euclério destaca que também já recebeu o apoio de pastores da Igreja Presbiteriana e de ministérios independentes. Com o respaldo do meio evangélico, que representa uma parcela expressiva do eleitorado capixaba, o emedebista busca se consolidar como um nome competitivo para a disputa ao Senado no ano que vem.
Além disso, ele tem buscado o apoio das forças de segurança estaduais. Euclério, que é policial civil aposentado, se reuniu, no final do mês passado, com diretores do Sindicato dos Policiais Penais do Espírito Santo (Sindppenal). O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol-ES) também já manifestou publicamente apoio a Euclério Sampaio.