Por assessoria (Instagram) / Foto: Givaldo Vieira, diretor geral do Detran-ES
“Sabem aquelas motos com escapamento extremamente barulhento que incomoda o bairro todo? Além de atrapalhar o sossego de muita gente é infração de trânsito e podem esconder coisas muito mais graves, como falta de habilitação e direção perigosa. A ideia da ação não é perseguir ninguém. E sim, garantir o direito de todos. Por um trânsito mais seguro e mais silencioso. Escapamento adulterado é problema.”, informou Givaldo Vieira, diretor geral do Detran-ES.
Na noite do último sábado (28 de junho), os nossos agentes de trânsito participaram, sob a coordenação do Departamento de Operações de Trânsito da Serra (DOT), juntamente com a Guarda Municipal, o BPTran, o 6° Batalhão da PMES e da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Delitos de Trânsito, da operação Escape Zero.
O objetivo é combater a circulação de motocicletas com escapamentos adulterados, que causam perturbação da ordem, poluição sonora e, em muitos casos, indicam outras irregularidades.
É papel das forças de segurança garantir o cumprimento das leis de trânsito zelando pela segurança e bem-estar da comunidade.
RESULTADOS – FISCALIZAÇÃO
‣ 354 veículos abordados
‣ 06 testes de bafômetro
realizados
‣ 123 autos de infração
‣ 04 motoristas se recusaram a
fazer o teste de etilômetro
‣ 3 Termos Circunstanciados foram lavrados pela prática da contravenção penal prevista no artigo 42, inciso Ill, do Decreto-Lei n° 3.688/41 (perturbação do trabalho ou do sossego alheios mediante abuso de instrumentos sonoros ou sinais
acústicos), em razão do uso de escapamentos alterados que geravam ruído excessivo em via pública.