Notícias

Presidente do Novo ES comenta retorno de Hartung à política e reforça independência do partido

Por Mary Martins / ES HOJE / Foto: Divulgação

O presidente do Diretório Estadual do partido Novo no Espírito Santo, Iuri Veras Aguiar, comenta, em entrevista ao ESHOJE, sobre o retorno do ex-governador Paulo Hartung à cena partidária, oficializado com filiação ao PSD na tarde de segunda (26), em São Paulo.

Aguiar destaca a relevância do ex-governador no cenário capixaba e nacional, mas faz questão de separar as movimentações políticas pessoais de quadros do partido, entre elas o empresário Aridelmo Teixeira.

“Aridelmo foi ao evento de filiação de Paulo Hartung por conta pessoal. Ele não representa o Novo. Eu deixo claro e eu separo mesmo. O Aridelmo é uma coisa e o Partido Novo é outra. São coisas bem distintas”, afirma Iuri Aguiar.

Segundo ele, o empresário não informou ao partido a intenção de participar do ato em São Paulo, demonstrando que a sigla não esteve oficialmente envolvida no evento. Sobre o retorno de Hartung à vida partidária, após anos sem filiação, Iuri Aguiar foi enfático ao destacar a importância do ex-governador.

“Eu acho que o Paulo Hartung é um político que nunca deveria estar fora do cenário político. Sendo ou não candidato. Ele tem todo o nosso respeito, porque tem experiência política, experiência econômica, saneou as contas do Estado, ele sabe administrar, ele soube cuidar do dinheiro público”, diz.

Aguiar também avalia que a reaproximação de Hartung com a política institucional deve impactar diretamente as articulações para as eleições de 2026. “Não faz sentido ele se filiar a um partido e não participar da sucessão do ano que vem”.

Apesar disso, ele ressalta que o Partido Novo continuará mantendo posicionamento independente e baseado em princípios liberais e de renovação. Na visão do dirigente capixaba, a volta de figuras experientes como Hartung à cena política pode ser positiva.

Em discurso, Paulo Hartung enfatizou o papel de mentor neste retorno. “É a renovação pela experiência. Ele pode transmitir conhecimento e experiência para formar novos políticos. Isso é muito salutar para o Espírito Santo e para o Brasil”, conclui.

Presidente do Novo ES comenta retorno de Hartung à política e reforça independência do partido

FEED - PLENÁRIA CAPIXABA