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Veja as mudanças no trânsito com a segunda fase do Mergulhão de Camburi

Veja as mudanças no trânsito com a segunda fase do Mergulhão de Camburi

Por Thamiris Guidoni / ES BRASIL / Foto-legenda: O projeto tem como objetivo melhorar a circulação de veículos, pedestres e ciclistas, aumentando a fluidez no trânsito da região Norte de Vitória, especialmente em Jardim Camburi / Crédito: Prefeitura de Vitória

Mergulhão de Vitória visa acabar com os congestionamentos no cruzamento entre a avenida Norte-Sul e a avenida Dante Michelini

A Prefeitura de Vitória deu início, na quarta-feira (19), à segunda etapa das obras do Mergulhão de Camburi, apontada como a maior intervenção de mobilidade urbana da Região Metropolitana da Grande Vitória.

A intervenção visa acabar com os congestionamentos no cruzamento entre a avenida Norte-Sul e a avenida Dante Michelini, um dos pontos de maior tráfego da capital.

O que muda no trânsito

A partir desta quarta-feira (19), os motoristas devem ficar atentos às alterações no tráfego:

  • Centro – Jardim Camburi: o trajeto segue inalterado, com três faixas de rolamento.
  • Centro – Serra: nenhuma mudança; o acesso permanece pela conversão à esquerda na Norte-Sul.
  • Jardim Camburi – Serra: fluxo mantido; o motorista deve entrar à direita na Norte-Sul.

Para os demais sentidos, as alterações são:

  • Serra – Centro: quem trafega pela Norte-Sul seguirá em duas faixas até a Dante Michelini, entrando à direita no novo trecho viário, construído para uso permanente.
  • Jardim Camburi – Centro: o motorista deve acessar a Norte-Sul à direita e, em seguida, realizar o retorno à esquerda para retornar à avenida Dante Michelini.
  • Serra – Jardim Camburi: o condutor deve seguir pela Dante Michelini, utilizar o retorno próximo ao aeroporto para acessar a Adalberto Simão Nader e, depois, retornar pela Dante Michelini em direção ao bairro.

Rota segura para ciclistas

Os ciclistas que seguem no sentido Serra – Vitória pela Norte-Sul devem sair da ciclovia no semáforo da rua Carlos Gomes Lucas (Posto BR) e acessar a calçada compartilhada até a avenida Dante Michelini. Em seguida, farão a travessia no semáforo da rua Carlos Martins, em direção à ciclovia do calçadão de Camburi, atualmente o percurso mais curto e seguro.

A obra

Nesta segunda fase, serão realizadas a escavação e a concretagem das estacas, utilizando 7,3 mil metros cúbicos de concreto e 850 toneladas de ferro. Serão executados 30 quilômetros de estacas perfuradas, distribuídas em 1.650 peças, que formarão as paredes de sustentação dos mergulhões.

O projeto tem como objetivo melhorar a circulação de veículos, pedestres e ciclistas, aumentando a fluidez no trânsito da região Norte de Vitória, especialmente em Jardim Camburi, garantindo passagem livre entre as avenidas Gelu Vervloet (Norte-Sul) e Dante Michelini. O investimento é de R$ 77,5 milhões.

Com a conclusão da obra, o tempo médio de travessia da interseção, atualmente entre 55 e 88 segundos, será reduzido para até 10 segundos. A velocidade média dos veículos, que hoje é de 2 km/h devido aos congestionamentos, deve subir para 33 km/h.

 

Como ficará

Foto; Prefeitura de Vitória

Com a conclusão da obra, o tempo médio de travessia da interseção, atualmente entre 55 e 88 segundos, será reduzido para até 10 segundos. Foto: Prefeitura de Vitória

 

A nova interseção manterá três sentidos de circulação, com três faixas de rolamento, e contará com dois mergulhões, que eliminarão cruzamentos em nível com a Dante Michelini, oferecendo mais segurança e fluidez.

O trajeto de quem vem da BR-101 (Bairro de Fátima) em direção a Tubarão será feito por uma rampa descendente, passagem inferior e alça de acesso à BR-101 (fluxo de Jardim da Penha), retornando ao nível da Dante Michelini.

Já quem sai de Jardim da Penha rumo à BR-101 acessará uma rampa descendente, atravessará pela passagem inferior e retornará ao nível da avenida Gelu Vervloet, passando pela laje superior do outro mergulhão.

Licenças ambientais

Todas as licenças e autorizações necessárias foram obtidas, incluindo Plano de Controle Ambiental, licenças municipais e federais, autorização do IPHAN para achados arqueológicos, licença da ANAC para uso de área aeroportuária, além das autorizações específicas para manejo de fauna e extração de vegetação.

Veja as mudanças no trânsito com a segunda fase do Mergulhão de Camburi

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