Por Poder / ES HOJE / Foto: Divulgação
De olho no Senado, o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), visitou Baixo Guandu no último fim de semana. Ávido ao governo, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), percorreu a cidade de Brejetuba.
Impulsionando pelo governo, o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), está constantemente rodando cidades do interior capixaba, assim como outros políticos municipalistas, dentre eles o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), além dos deputados federais Da Vitória (Progressistas), Evair de Melo (Progressistas) e Gilson Daniel (Podemos).
Qual a semelhança disso tudo? Foco em agendas que vão além dos quatro maiores municípios da Grande Vitória: Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.
Essas quatro cidades seguem altamente relevantes no jogo eleitoral. Conforme os dados do eleitorado de 2024, esses municípios concentravam 1.252.522 dos 2.999.642 aptos ao sufrágio, o que representa em torno de 41,75% do total.
É muito? Com certeza, é. Mas vejam que há 58,25% dos demais votos fora desse eixo.
Como já descrito por esta coluna, na análise “A (re) descoberta do interior capixaba”, essas cidades ganharam uma nova força.
O voto da Grande Vitória vai seguir altamente relevante e importante. Mas verifiquem que, talvez, aconteça a campanha mais fora dos quatro maiores municípios do Estado nos últimos tempos.
A peregrinação antecipada acontece justamente para fidelizar bases e garantir espaços, visto que a batalha na região metropolitana tende a ser mais complicada.
Pode ser cedo para afirmar, mas talvez o interior, especialmente quanto ao seu poder de voto, nunca foi tão “pop” como agora. E isso diz muito, especialmente num estado cuja economia depende muito da agricultura. Quem plantar cedo, vai colher bons frutos. A ver.
Voo animado
Voo animado em direção a Brasília nessa segunda-feira (29). Além de deputados federais, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), e prefeitos capixabas marcaram presença.
Escala
Casagrande fez escala somente em “BSB”. O destino final foi o Mato Grosso do Sul. Ele participa de evento Pré-COP30, na capital Campo Grande, nesta terça (30).
Antes de viajar…
Casagrande, ao lado do vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), recebeu o prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), e o ex-prefeito Sergio Vidigal (PDT). A secretária de Estado de Governo, Emanuela Pedroso, também acompanhou a agenda.

Obra
Ricardo, por sinal, foi o representante do governo na assinatura da ordem de serviço para a construção do binário de Feu Rosa. Vidigal e Weverson vêm apoiando o movimento do emedebista para o governo.