Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

Um ponto de interrogação no PSDB capixaba

Por Poder / ES HOJE / Foto: Divulgação

O PSDB capixaba atravessa dias de incerteza em sua condução. Como revelou o ES Hoje, o diretório atual permanece vigente apenas até esta sexta-feira (5), o que coloca uma série de questionamentos sobre o futuro da legenda. Por ora, quem comanda o partido é o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB), que segue se articulando para manter o posto.

A chegada do novo presidente nacional do PSDB, deputado federal Aécio Neves (PSDB/MG), porém, reforçou o desejo de reorganizar a sigla e recolocá-la em posição de maior protagonismo. Esse movimento se cruza com as pretensões do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), que busca um ninho para chamar de seu.

Nos bastidores, Arnaldinho apresenta um trunfo: a possibilidade de estruturar uma chapa competitiva para a Câmara Federal, tendo Dr. Victor Linhalis (Podemos) como nome principal.

Outros possíveis candidatos, interessados em ampliar seus voos, também são apontados nessa articulação conduzida pelo prefeito canela-verde. O motivo é simples: deixar ambientes onde há caciques demais e garantir, ao menos, condições mínimas de competitividade numa eleição sempre complicada.

O fato é que o PSDB integra a base do governador Renato Casagrande (PSB), aniversariante do dia, que observa o imbróglio de perto — especialmente porque Vandinho Leite é seu líder de governo.

Para o socialista, o melhor cenário é o consenso. Isso vale inclusive para as movimentações de Arnaldinho, que cogita entrar na disputa pelo governo do Estado — ainda que o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) seja o favorito de Casagrande para representar o grupo em 2026.

As negociações seguem intensas. Caberá a Aécio avaliar todos os cenários e decidir qual caminho oferece o conjunto mais tentador de perspectivas. Há anos o ninho tucano não despertava tanto interesse…

Um ponto de interrogação no PSDB capixaba