Por Amanda Amaral / ES BRASIL / Foto: Divulgação
Os municípios poderão solicitar obras de infraestrutura como portal de entrada, paisagismo, Casa de Apoio ao Turista, entre outras intervenções
O Governo do Estado pretende ampliar as ações do programa Caminhos do Turismo, lançado em julho do ao passado e destinado a melhorar a infraestrutura viária nas regiões do Estado. Além da pavimentação, a ideia é ofertar aos municípios obras e intervenções que possam qualificar ainda mais os destinos turísticos. A proposta deve ser lançada ainda neste semestre.
O anúncio foi feito pelo secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, durante coletiva de imprensa sobre turismo na quinta-feira (03). “O Governo do Estado já é o que mais investe em infraestrutura no país, e essa é uma das principais carências que nós temos. Tenho recebido muitos secretários de Turismo e prefeitos que falam da necessidade de infraestrutura, de melhorar o acesso a estes pontos turísticos que as cidades têm”, explica.
O “pacote” previsto pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) inclui obras e intervenções como portal de entrada, paisagismo, Casa de Apoio ao Turista, mirantes, espaços para lanchonetes/restaurantes, entre outras. De acordo com Coelho, o Estado vai aderir a uma ata de registro de preços para realizar a oferta aos municípios interessados.
“A licitação deve demorar uns 60 dias ou 90 dias e a gente começa a atender os municípios e a executar as obras”, afirmou o secretário que já adiantou que os municípios serão os responsáveis pela manutenção das obras e intervenções realizadas pelo Estado. “Vamos levar este pacote para fortalecer ainda mais as cidades e para que elas também façam o dever de casa e se organizem para que a gente tenha um Estado cada vez mais atrativo para nossos turistas”, disse Coelho.