Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

“Tô pronto!”: as primeiras palavras de Ricardo após anúncio de Casagrande

Por Vitor Vogas / ES 360 / Foto-legenda: Casagrande, observado por Ricardo Ferraço, no balanço do ano de 2025, no Salão Nobre do Palácio Anchieta (18/12/2025) / Crédito: Secom

“Humildade”, “responsabilidade”, “continuidade com aprimoramento” e “manutenção da forma de governar”. O discurso do vice-governador como candidato oficial do governo para a sucessão

“Com elevada responsabilidade”. Assim o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) disse receber o anúncio do governador Renato Casagrande (PSB), que nesta quinta-feira (18) tornou oficial: seu vice-governador é seu pré-candidato e será o representante de seu grupo político na próxima eleição para governador do Espírito Santo.

Em entrevista coletiva logo após o anúncio, Ricardo Ferraço afirmou que quer representar a “continuidade com aperfeiçoamento” do projeto liderado por Casagrande no Governo do Estado. E, voltando-se para o próprio Casagrande, disse estar pronto para isso:

“Recebo essa manifestação do governador Casagrande com muita humildade, com muita confiança e digo ao governador que estou pronto, governador. Estou pronto para dar continuidade ao seu trabalho e manter o rumo e o ritmo do Espírito Santo.”

Presidente estadual do MDB, Ricardo afirmou que assume a missão com a responsabilidade de “manter o modo de governar” do atual governo.

“Quando o governador Casagrande faz uma manifestação como essa, ele está sinalizando a minha responsabilidade em dar continuidade e manter esse modo de governar, dialogando muito, fazendo com que o nosso estado continue com esses atributos.”

O filho de Theodorico Ferraço comprometeu-se a manter as políticas atuais na área de segurança pública:

“Manutenção, por exemplo, do Programa Estado Presente, que é um programa muito exitoso, de redução da criminalidade, de ampliação da capacidade de segurança no Espírito Santo, manutenção da recomposição dos nossos efetivos das forças de segurança, manutenção de muito investimento em tecnologia, mas, ao mesmo tempo, investindo muito na promoção social.”

Ele também comprometeu-se a continuar investindo muito na expansão da educação em tempo integral e continuar fazendo com que o ambiente de negócios no Espírito Santo seja seguro e previsível. “Isso é fundamental para que os investimentos continuem acontecendo, porque, quando a economia vai bem, você tem recursos para fazer os robustos investimentos que temos feito no Espírito Santo.”

O anúncio de Casagrande em favor de Ricardo foi feito logo após o governador apresentar um balanço do seu governo até aqui, com destaque para os cerca de R$ 20 bilhões de investimentos com recursos públicos feitos desde 2019, discriminados por áreas na apresentação do governador. Ricardo afirmou que pretende não só manter como acelerar ainda mais tais investimentos.

“Para nós, responsabilidade fiscal não é uma atividade-fim, mas uma atividade-meio. Esses investimentos todos que acompanhamos aqui são produto de uma forma de governar, essa forma de governar é olhando para o futuro, fazendo com que o Estado possa ser cada vez mais inovador e revelador de oportunidades para o Espírito Santo.”

O vice-governador disse ainda que, a partir de agora, trabalhará para ampliar as alianças políticas que fortaleçam sua pré-candidatura.

“Claro! Sou parte de um movimento liderado pelo governador Renato Casagrande. Nós governamos uma frente ampla e vamos continuar conversando muito para que possamos seguir juntos, produzindo aquilo que é fundamental: resultado para a sociedade capixaba para que o nosso estado possa ir cada vez melhor.”

 

“Tô pronto!”: as primeiras palavras de Ricardo após anúncio de Casagrande