Por Danieleh Coutinho / ES HOJE / Foto: Divulgação
Cachoeiro de Itapemirim, além de ser a maior cidade do interior capixaba, tem como prefeito o político Theodorico Ferraço, único no Brasil com 16 mandatos. Não á toa o chefe do Executivo da Capital Secreta do Espírito Santo avocou o papel de liderança regional e promoveu em seu gabinete um encontro dos prefeitos da região.
Participaram Helinho (Atílio Vivácqua), Camarão (Muqui), Peter Costa (Mimoso do Sul) e Zé Valério (Jerônimo Monteiro), que discutiram problemas nas cidades localizadas no sul capixaba e a política local.
Entre os temas tratados na reunião, um dos principais foi o avanço da cinomose, doença viral que tem preocupado especialmente o município de Muqui, onde já causou a morte de centenas de cães. Diante da gravidade da situação, os prefeitos discutiram estratégias conjuntas de prevenção, vacinação e conscientização. A proposta é unir esforços entre as cidades, com apoio do Governo do Estado, para conter o avanço da doença e proteger a saúde animal em toda a região.
Muqui registrou mais de 200 mortes de cães morreram até o final de julho pela doença que tem como sintomas secreção, tremores, paralisia). Apesar da suspeita clínica e de pelo menos um exame positivo, a investigação da Ufes indica que ainda não há confirmação definitiva de que todas essas mortes foram causadas somente pela cinomose.
Política
Saúde é importante para a região, mas política não fica para trás. A movimentação de Theodorico Ferraço não está alheia às eleições de 2026. O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim é pai do vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), pré-candidato ao governo na próximo pleito. Ele tem recebido apoio de prefeitos na região metropolitana e norte. Theodorico puxou para si o movimento de aglutinação no sul.
Na Grande Vitória o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB) assumiu a posição de incentivador e articular político em torno do nome de Ricardo. Já no norte é a força política de Enivaldo dos Anjos (PSB) que atua nesta direção.