Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

Quatro toneladas de lixo são retiradas de estações de bombeamento

Por Letícia Santos / ES BRASIL / Foto: Divulgação

A prefeitura de Vila Velha montou uma equipe para atender todas as ocorrências durante as chuvas, como queda de árvores e limpeza de ruas.

Durante as fortes chuvas que afetaram o Espírito Santo na tarde de terça-feira (7), a Prefeitura de Vila Velha, por meio das equipes de limpeza, retirou quatro toneladas de lixo das Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAPs). Entre os resíduos encontrados estavam sacolas plásticas, cascas de coco, pedaços de madeira, garrafas PET, galhos, sofás, televisores, aparelhos de ar-condicionado e muitos outros itens.

Com o aumento das chuvas, a quantidade de resíduos nos canais pode dobrar. E, para minimizar essa situação, todas as estações de bombeamento recebem monitoramento semanal dos técnicos da prefeitura de Vila Velha, que realizam a manutenção das redes pluviais e a limpeza dos bueiros e bocas de lobo nas vias públicas.

De acordo com técnicos da prefeitura, o lixo jogado nos canais que cortam a cidade prejudica a vazão das águas e o funcionamento dos equipamentos de drenagem (bombas). O acúmulo de resíduos pode obstruir o fluxo natural da água, provocando alagamentos em diversas áreas da cidade. Além disso, o entulho nos canais também sobrecarrega os sistemas de drenagem, que podem sofrer danos devido ao esforço extra necessário para tentar desobstruir as vias.

Limpeza nas Ruas

A Prefeitura de Vila Velha organizou uma força-tarefa para lidar com as ocorrências provocadas pelas chuvas, como quedas de árvores, limpeza de vias e remoção de entulhos. Desde ontem, as equipes estão ativas nas ruas para reduzir os efeitos das chuvas e prestar assistência à população.

A Defesa Civil também está realizando vistorias nas residências danificadas, especialmente aquelas que tiveram seus telhados afetados. A orientação é para que os moradores saiam de suas casas caso percebam risco estrutural, buscando abrigo na casa de parentes ou vizinhos até que a vistoria seja concluída. Os números de contato da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros são 199 e 193, respectivamente.

*Sob supervisão de Erik Oakes

Quatro toneladas de lixo são retiradas de estações de bombeamento

MATÉRIAS (4)