Por Rodrigo Araujo / ES BRASIL / Foto-Destaque: Camila Valadão, João Coser, Ane Halama, Helder Salomão e Brice Bragato se reuniram para discutir uma possível aliança nas eleições 2026 / Crédito: Divulgação
Reunião foi realizada nesta quinta-feira, com o objetivo de construir um movimento conjunto entre PT e Psol, que teria como objetivo também as reeleições de Lula à Presidência e de Fabiano Contarato ao Senado
O diretório estadual do PT no Espírito Santo continua se mobilizando para tentar viabilizar a candidatura do deputado federal Helder Salomão ao governo do Estado nas eleições 2026. Representantes do Psol no Espírito Santo já sinalizam positivamente à possibilidade de Helder disputar o Palácio Anchieta no ano que vem.
Nesta quinta-feira (2), o deputado federal esteve reunido, juntamente com o presidente do PT no Espírito Santo, o deputado estadual João Coser, com lideranças do Psol no Estado — a deputada estadual Camila Valadão, a presidente estadual do partido, Ane Halama, e a ex-deputada Brice Bragato.
O encontro aconteceu na sede do Partido dos Trabalhadores e teve como foco discutir a possibilidade de um movimento conjunto entre as duas siglas em apoio à possível candidatura de Helder Salomão ao governo do Espírito Santo.
Para João Coser, o momento é de intensificar o diálogo e construir uma frente progressista ampla no Estado, que também apoie a reeleição do presidente Lula e a reeleição de Fabiano Contarato ao Senado, além da eleição de Helder ao governo estadual.
“Saímos da reunião com o Psol muito animados e felizes pela confiança e pela postura do partido em nos procurar para iniciar essa primeira conversa. PT e Psol se colocam em parceria para buscar a construção de uma candidatura ao governo que contraponha o avanço da extrema direita no Espírito Santo”, afirmou Coser.
O presidente do PT destacou ainda que o projeto será construído de forma ampla e democrática, envolvendo diversos setores da sociedade.
“Vamos nos esforçar para construir uma candidatura com muitas mãos, que respeite opiniões. Além dos partidos e das federações, queremos a participação de movimentos sociais, culturais, acadêmicos, servidores públicos, pequenos e médios produtores rurais e empreendedores, seguindo o exemplo de Lula no Brasil. Queremos um movimento que encante corações e mentes e mobilize a sociedade capixaba”.
A presidente do Psol, Ane Halama, classificou a reunião como histórica e enfatizou a importância da união do campo progressista no Estado.
“Precisamos de uma frente de esquerda para combater a extrema direita privatista, que retira direitos dos trabalhadores e aumenta a vulnerabilidade das minorias. Esse é um momento histórico para construirmos juntos uma frente progressista no Espírito Santo, que recupere direitos e melhore as condições de vida da população capixaba”, afirmou.
Na semana passada, os parlamentares do PT-ES se reuniram com a direção nacional do partido em Brasília para apresentar a possibilidade da candidatura de Helder Salomão. Na ocasião, o presidente nacional do PT, Edinho Silva, declarou seu apoio ao projeto. Um diálogo com o presidente Lula acontecerá também em breve.