Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

PSB convida Ethel Maciel para se filiar e disputar a Câmara Federal

PSB convida Ethel Maciel para se filiar e disputar a Câmara Federal

Por Fabiana Tostes / FOLHA VITÓRIA / Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)

Ex-integrante do Ministério da Saúde, Ethel foi um dos principais nomes no combate à Covid-19. Outros partidos também têm sondado a epidemiologista

A epidemiologista Ethel Maciel, que até março esteve à frente da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, é cotada para disputar as eleições do ano que vem.

Ela vem sendo sondada por partidos e até já recebeu convite formal do PSB – partido do governador Renato Casagrande – para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados.

“Recebi, de fato, alguns convites, mas eu estou concentrada na COP, não estou pensando nisso agora. Como não tenho filiação partidária, é muita coisa para pensar. Ainda mais nesse cenário de 2026”, disse Ethel, ao ser questionada pela coluna De Olho no Poder.

O presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, também confirmou o convite de filiação e a proposta para que ela dispute uma vaga de deputada federal no ano que vem.

“Nossa proposta é para ela disputar a Câmara federal. É a segunda vez que eu a convido. Na primeira, foi na eleição passada, mas ela não quis participar do processo eleitoral. Dessa vez, ela foi mais receptiva, mas colocou que sua prioridade é a pesquisa, sua área profissional. Ela ficou de avaliar”, disse Gavini.

Nos bastidores, Ethel também estaria sendo sondada, por outros partidos de centro-esquerda e de esquerda, para disputar como suplente no Senado – uma das possibilidades seria ser suplente do senador Fabiano Contarato (PT), que irá tentar a reeleição.

Haveria também a possibilidade da epidemiologista disputar o cargo de senadora e governadora. Ethel tem um bom trânsito no PSB, no PT e na Rede, mas ainda não definiu se participará do processo eleitoral de 2026.

Atualmente, Ethel é professora titular na Ufes e tem se dedicado a pesquisas na área da saúde. Ela é enfermeira e pós-doutora em Epidemiologia, e foi designada como enviada especial do Governo Federal para acompanhar a COP30.

De acordo com sua assessoria, Ethel tem desenvolvido projetos sobre “mudanças climáticas e resiliência do sistema de saúde”, que é como o SUS irá se adaptar às mudanças climáticas.

Referência no combate à Covid-19

Ethel ganhou notoriedade no cenário político durante a pandemia de Covid-19, tendo sido uma voz firme e de referência na defesa da ciência, das vacinas e no combate à desinformação.

Em 2019, ela chegou a ser a mais votada, pela comunidade acadêmica, para comandar a reitoria da Ufes entre 2020-2024. Mas, foi preterida na lista tríplice pelo presidente da República à época, Jair Bolsonaro (PL).

No início do governo Lula (2023), Ethel foi convidada pela então ministra da Saúde, Nísia Trindade, para assumir a SVSA, onde ficou por dois anos. Ela deixou o posto poucos dias após a exoneração da ministra.

“Essa minha passagem por Brasília me fez ver a política por dentro. Confesso que não gosto do que vejo, é preciso mudar, e muito. Mas, de qual forma e como contribuir para isso eu ainda não tenho certeza”, afirmou Ethel à coluna.

PSB convida Ethel Maciel para se filiar e disputar a Câmara Federal

PSB convida Ethel Maciel para se filiar e disputar a Câmara Federal

PSB convida Ethel Maciel para se filiar e disputar a Câmara Federal