Por Poder / ES HOJE / Foto: Divulgação
Em uma cena considerada bastante rara, prefeitos da Grande Vitória estiveram juntos na quinta-feira (3).
O pano de fundo foi o projeto “Tá Ligado?”, do Ministério Público Estadual (MPES), que tem objetivo de promover a regularização de imóveis não interligados à rede pública de esgotamento sanitário. A ação é proveniente de acordo com a Cesan.
Participaram do encontro os prefeitos de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), da Serra, Weverson Meireles (PDT), de Viana, Wanderson Bueno (Podemos), e a vice-prefeita de Cariacica, Shymenne de Castro (PSB). O procurador-geral de Justiça do MPES, Francisco Berdeal, e a subprocuradora-geral de Justiça Institucional, Luciana Andrade, estiveram entre os anfitriões.
Durante o diálogo, os representantes municipais elogiaram a iniciativa e abordaram desafios que as cidades enfrentam em relação à ligação de esgoto, como as dificuldades dos moradores que não possuem recursos e a capacidade de investimento e financiamento.
Com a presença do diretor-presidente da Cesan, Munir Abud, o encontro, segundo interlocutores, não teve clima de guerra eleitoral e houve, de fato, foco para resolver o problema do saneamento básico.