Por Danieleh Coutinho / ES HOJE / Foto: Divulgação
Se as eleições para o governo do Espírito Santo fossem hoje, o pleito seria de dois turnos. É o que demonstra a 5ª pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Perfil a pedido de ES Hoje – realizada entre 26 e 28 de agosto em 40 cidades capixabas, com 1.396 eleitores. Como se vê desde a primeira, em dezembro de 2024 – o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), lidera e, pela primeira vez, supera os 30% das intenções de votos.
Relembre as pesquisas de junho, fevereiro e abril
Outra grande mudança identificada desde o ano passado, é que o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), assumiu a segunda posição superando o ex-prefeito de Serra, Sergio Vidigal (PDT) que, pela primeira vez, caiu.
Em cenário apenas com os nomes de Pazolini, Ricardo e do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), o canela verde figura a terceira posição com 15,97% nas intenções de votos.
Rejeição
Se Sérgio Vidigal caiu nas intenções de votos, passou a liderar a rejeição. Entre os quase 1,4 mil entrevistados, quando perguntado em quem jamais votariam, 15,33% apontaram o pedetista. Junto com o deputado federal Da Vitória (Progressistas), o prefeito de Vitória e o vice-governador ocupam a segunda posição com cerca de 8%.
Já Arnaldinho Borgo tem o menor percentual, com 7,74% dos eleitores respondendo que jamais votariam nele para governador do Espírito Santo.