Por Redação Multimídia / ES HOJE /Foto: Divulgação
O prefeito Lorenzo Pazolini sancionou nesta sexta-feira (18), o projeto do vereador Armandinho Fontoura (PL) que declara a Torta Capixaba patrimônio cultural e imaterial da gastronomia de Vitória.
O chefe do Executivo, ao lado de Armandinho e da vice-prefeita da Capital, Cris Samorini, aproveitou o tradicional Festival da Torta Capixaba, na bucólica Ilha das Caieiras, para chancelar a proposta.
Antes de chegar a Pazolini, o vereador teve apoio unânime na Câmara de Vitória, com 18 votos favoráveis à sua proposta na última terça-feira. E com direito a saborear o prato capixaba ao lado dos colegas. Por indicação da vereadora Mara Maroca, Armandinho encomendou duas tortas de Eliete Barreto, a Lelete, cozinheira, desfiadeira de siri e ícone da Ilha das Caieiras.
“A Torta Capixaba representa a força da nossa Cultura, a força do nosso povo. E é com essa força que nós vamos seguir para cuidar das pessoas”, afirmou Pazolini, logo após convidar Armandinho, Mara Maroca e outros vereadores presentes para o registro oficial da sanção.
Armandinho agradeceu: “Um dia especial para Vitória. A Torta Capixaba significa tradição, fé, cultura, família, união, afeto. Muito obrigado ao prefeito Pazolini e à vice-prefeita Cris por apoiarem e acolherem nosso projeto”.
“A sanção da Lei é uma forma de reconhecer nossa herança e valorizar bares, restaurantes, cozinheiros, cozinheiras, donas de casa. A Torta Capixaba é um patrimônio do nosso povo, do nosso coração”, completou o vereador.