Livre, leve e solto no mercado político, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, sem partido após entregar a carta de desfiliação ao Podemos, na última sexta-feira (21), terá o tempo a seu favor para melhor escolher sua nova legenda e, claro, definir seus próximos passos políticos.
Quando foi ao encontro da presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, o canela-verde já tinha ciência da predileção pela manutenção do deputado federal Gilson Daniel (Podemos) na presidência estadual da sigla. Não por acaso, sua carta estava assinada digitalmente desde o último dia 19.
Arnaldinho entende que ter o domínio do partido, ou pelo menos áreas bem definidas de influência, faz toda a diferença. Ele, para as eleições municipais do ano passado, desenhou inúmeras chapas de vereadores. Obteve importante influência indireta. Além disso, gostaria que o seu aliado, o deputado federal Dr. Victor Linhalis ficasse à frente do Podemos, o que não foi possível.
O prefeito é um dos cotados, pelo grupo do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), a disputar vaga ao Palácio Anchieta. Naturalmente, a opção número 1 é o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), mas ele e outros postulantes mantêm a tônica de dizer que respeitam toda a decisão do time, porém estão à disposição para o que for preciso.
Em busca de um novo feudo para chamar de seu, bem como para trazer seus aliados, Arnaldinho ganha tempo para negociar espaço, seja estadual ou nacionalmente, e verificar se o que ele lhe é proposto é, no mínimo, interessante.
Ele já recebeu sondagens do Progressistas e do União Brasil, que estão prestes a fechar federação. São partidos, porém, já com donos bem definidos. A experiência recente relacionada ao Podemos demonstra que ele quer mais espaço e protagonismo.
O tempo, senhor da razão, vai balizar aquilo que for mais interessante para o canela-verde, que deve se atentar em não postergar tanto a sua decisão, principalmente se quiser ainda pensar no pleito de 2026. O ditado já diz que a diferença do remédio para o veneno é a dose. E Arnaldinho sabe disso.
Na torcida
Arnaldinho, por sinal, foi acompanhar o clássico Desportiva x Rio Branco, no sábado, no setor do time grená. Nas redes sociais, usuários brincaram que ele ficou no lado errado, visto que quem ganhou foi o alvinegro.
Mensagens
No último sábado (22), um dia após a divulgação da saída de Arnaldinho, o deputado federal Gilson Daniel (Podemos) publicou em suas redes sociais a frase “Sabedoria para enxergar tudo da forma que realmente é!”. E acompanhada de diversas imagens bastante autoexplicativas.