Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

O próximo presidente da Comissão de Finanças da Assembleia

Por Vitor Vogas / ES 360 / Foto: Divulgação

E o aliado de Casagrande mais fortemente cotado para assumir o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). São as duas mais importantes da Ales.

O comando da Comissão de Finanças, uma das duas mais poderosas da Assembleia Legislativa, está definido. O próximo presidente do colegiado será o deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB).

Na atual legislatura, Mazinho é um dos principais aliados do governo Casagrande. No primeiro biênio (2023-2024), cumpriu papel importante para o Palácio Anchieta, como presidente da outra comissão mais importante: a de Constituição e Justiça (CCJ). Agora, ele mudará de função.

Advogado com escritório na Enseada do Suá, Mazinho já foi vereador de Vitória por um mandato (2017-2020). Em 2020, não tentou a reeleição. Foi candidato a prefeito pelo PSD, mas nem chegou perto de ir ao 2º turno. Em 2022, foi eleito para a Assembleia, onde exerce seu primeiro mandato. É sobrinho do prefeito de Barra da São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), outro grande aliado do governador Renato Casagrande (PSB) e seu ex-líder na Assembleia.

Mazinho também é o atual corregedor-geral da Assembleia.

No início das especulações sobre a eleição da nova Mesa Diretora, o nome de Mazinho chegou até a ser aventado, no Palácio Anchieta, como um possível candidato à presidência, alternativamente a Marcelo Santos (União). Mas a ideia não foi levada adiante. Nas primeiras semanas de janeiro, o apoio do governador ficou entre Marcelo e o deputado Vandinho Leite, presidente estadual do PSDB.

Na semana passada, Casagrande e Marcelo fecharam o acordo que garante a renovação do apoio do primeiro ao segundo e a recondução do atual presidente, na próxima segunda-feira (3). Vandinho será o próximo líder de Casagrande na Assembleia, substituindo Dary Pagung (PSB), que ocupa a função desde 2020.

Dary deixa o cargo de líder porque assumirá o lugar de 1º vice-presidente da Mesa Diretora, mas não só isso. O colega de partido de Casagrande, muito leal ao governador, é muito fortemente cotado para assumir também a presidência da CCJ, no lugar de Mazinho.

Tudo isso faz parte do acordo que está sendo construído por Casagrande, Marcelo Santos e esses deputados da base governista.

A Comissão de Constituição e Justiça opina sobre a legalidade e a constitucionalidade de todos os projetos que tramitam na Assembleia. Já a de Finanças dá parecer sobre todas as proposições que tenham impacto financeiro, incluindo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual.

 

O próximo presidente da Comissão de Finanças da Assembleia

MATÉRIAS (2)