Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

O novo Fla x Flu de Presidente Kennedy

Por Poder / ES HOJE / Foto: Divulgação

Se as eleições para 2026, especialmente ao posto de governador, já estão em modo aceleradíssimo, o que dizer de um município que, formalmente, ainda tem prefeito interino? É o caso de Presidente Kennedy, que vê dois polos se formando na cidade.

O pano de fundo ainda é o triunfo – que não foi triunfo – de Dorlei Fontão (PSB), nas eleições do ano passado. Ele teve seu resultado anulado sub judice. A Justiça Eleitoral já havia barrado a candidatura dele por haver entendido que ele iria para um terceiro mandato, o que não é permitido por lei. O caso agora está nas mãos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com a decisão da instância máxima, uma eleição suplementar será marcada ou não no município.

Eis que nesse meio tempo o comando da prefeitura caiu para Fábio Feliciano de Oliveira, o Júnior de Grogomol (PSB). Eleito vereador e conduzido pelos pares como presidente da Câmara Municipal, ele se transformou em prefeito interino e tomou gosto pelo posto. Nas redes sociais, já se identifica como “prefeito”. E já espalha que poderá ser, sim, candidato, se houver manifestação do TSE para novo pleito.

Júnior, por sinal, como demonstra o partido, faz parte do grupo de Dorlei Fontão, fato que já serviria para agregar forças nas eleições que tem possibilidades fortes de acontecer.

Na outra ponta, um velho conhecido: o ex-prefeito Reginaldo Quinta (PSD). Após ter sua candidatura barrada, no ano passado, em função de suspensão de direitos políticos, ele e seu núcleo creem que isso ficou para trás e que não há mais impeditivo. Tanto é que o presidente estadual do PSD, o prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos, já marcou presença e iniciou os trabalhos de pré-campanha para o antigo gestor.

Em termos populacionais, Presidente Kennedy tem pouco lastro que pode definir eleições gerais, com somente 13.696 habitantes, segundo o último Censo. No entanto, tem como diferencial sua arrecadação com os royalties da exploração de petróleo. Em 2023, conforme último levantamento “Finanças dos Municípios Capixabas”, foram cerca de R$ 190 milhões arrecadados. Nada mal, considerando a dimensão de moradores. É uma joia ainda para planos logísticos, com o Porto Central. Assim sendo, é alvo de inúmeros interesses gerais.

Fato é que a última cidade do litoral sul capixaba convive com acirrado clima eleitoral, sendo que não há nem data marcada. Coisas que só acontecem em Presidente Kennedy.

O novo Fla x Flu de Presidente Kennedy

INSTAGRAM (28)