Por Thais Rossi / ES Hoje / Foto: Divulgação
Morreu, na madrugada desta quinta-feira (14), o ex-governador do Espírito Santo, Max Mauro, aos 87 anos. Ele estava internado há quase dois meses, devido a várias complicações de saúde.
Max Mauro comandou o Estado entre 1987 e 1991. Também foi prefeito de Vila Velha, deputado estadual e três vezes deputado federal.
“Com muita dor no coração venho informar o falecimento do meu querido pai. Às três horas da madrugada deste dia 14 de novembro faleceu dormindo, aos 87 anos de idade. A causa imediata foi insuficiência renal aguda, após 60 dias de internação hospitalar. Escrevo estas palavras ao lado do seu corpo, ainda quente. Sou muito grato a Deus pela vida do meu pai e por todo amor que recebi. Assim que tivermos mais detalhes do velório e sepultamento iremos transmitir. Agradeço a todos os profissionais que cuidaram do meu pai. Agradeço as visitas, as orações, a amizade e toda a torcida positiva por sua vida. Tudo isso revela o cuidado de Deus para conosco. Obrigado, pai, por tudo. Deus abençoe a todos nesta hora”, escreveu Max Filho.
Max Mauro tinha Alzheimer e, conforme relato de Max Filho, enfrentava sérias dificuldades no processo de recuperação. Ele foi internado dia 16 de setembro, inicialmente por uma pneumonia, mas o quadro clínico do político se agravou. Ele parou de responder aos estímulos e ficou com a respiração irregular.
Em dezembro de 2023 Max Mauro precisou ser hospitalizado após sofrer um princípio de Acidente Vascular Cerebral (AVC), causado por Covid-19, e em janeiro deste ano voltou ao hospital, por uma infecção urinária.
Max Mauro será velado das 15h desta quinta até 12h de sexta (15) na Assembleia Legislativa (Ales). O enterro será amanhã às 15h, com cerimônia começando às 13h, no Cemitério Parque da Paz, Vila Velha.
Legado
O governador, Renato Casagrande, lamentou profundamente o falecimento de Max Mauro e diz que ele deixa um grande legado de realizações em favor do povo capixaba. “Um líder visionário, sempre comprometido com a responsabilidade na condução da administração pública. Minha solidariedade aos familiares e amigos neste momento de tristeza”.
Do Azerbaijão, onde participa da Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP29), Casagrande gravou um vídeo. “Quero deixar aqui o meu registro de vida dedicada à administração pública, com muita responsabilidade , que o governador teve no período que esteve à frente do governo, mas também outras funções que existiram. Exerceu sempre com muita dignidade, muita seriedade, e conduziu, ao final dos seus quatro anos de, governo, muito reconhecido pela seriedade, dedicação e organização. Ele se transformou, naturalmente, nesse tempo de vida pública, em uma pessoa muito respeitada no meio político, mas também na sociedade capixaba e uma referência para o nosso país. Fica aqui minha solidariedade a todos os familiares e minha solidariedade aos amigos que, neste momento, estão entristecidos, mas o que nos conforta é saber que ele vai ficar como exemplo, como um legado, para que a gente possa conduzir a vida pública com muita responsabilidade, para atender o povo capixaba”.
Luto
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, decretou luto oficial de três dias. “Manifesto minha solidariedade à família do ex-governador Max Mauro. Que Deus conforte o coração de todos familiares e amigos neste momento de dor. Em homenagem e respeito à memória de Max Mauro, decretamos luto oficial de três dias em Vila Velha”.
Terceira ponte
A Terceira Ponte, obra iniciada no Governo Elcio Álvares, passou pela gestão Gestão Gerson Camata e foi concluída e inaugurada em 23 de agosto de 1989 por Max Mauro, então governador.
Em 2019, 30 anos depois, em entrevista a ESHOJE, o ex-governador falou do processo de conclusão e da importância da ponte. Disse ainda que vê como necessárias as intervenções anunciadas pelo atual governo, de Renato Casagrande, para coibir casos de suicídios na via, bem como ampliar a capacidade de circulação de veículos.