Por Danieleh Coutinho / ES HOJE / Foto: Divulgação
Fora dos quadros oficias do Governo Renato-Ricardo desde janeiro desse ano, o ex-deputado federal pelo Espírito Santo, Marcus Vicente (Progressistas) está de volta e –conforme antecipado por ES Hoje – na Casa Civil. Ele, contudo, não chega para tirar Júnior Abreu da titularidade da pasta, mas para compor a equipe.
Marcus Vicente ocupou a secretaria de Desenvolvimento Urbano em toda gestão Renato Casagrande (PSB), tendo saído, apenas, para disputar as eleições de 2022. Filiado ao Progressistas, o partido solicitou o cargo em que Vicente estava em janeiro deste ano, mantendo a sigla na base do Governo. Foi assim que ele foi substituído pelo então subsecretário – Marcos Aurélio Silva.
Fora da gestão, o nome do aliado de Renato Casagrande chegou a ser contado, também, para assumir a secretaria de Esportes, mas nesta quarta-feira (9) foi convidado e aceitou retornar nos quadros da Casa Civil, ao lado de Júnior Abreu.
Entre as competências da Secretaria da Casa Civil está a assistência direta ao Governador do Estado no relacionamento político com as três esferas de Governo e demais Poderes constituídos, bem como dos diversos segmentos da sociedade civil organizada, visando ao fortalecimento de mecanismos de integração das ações governamentais e de instrumentos de gestão compartilhada.
Também são atribuições da SCV a promoção das articulações necessárias para a celebração de convênios e instrumentos congêneres de interesse da Administração Pública Estadual, o acompanhamento da execução da agenda e dos projetos prioritários definidos pelo Governo e a coordenação dos setores de apoio aos demais órgãos instalados no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.
Marcus Vicente já ocupou o cargo de chefe da Casa Civil na Gestão José Ignácio Ferreira, entre 17 de maio a 1º de outubro de 2001.