Por Alan Fardin / OPINIÃO ES / Foto: Divulgação
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) formalizou sua candidatura à presidência do Senado Federal em ofício enviado ao atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, nesta quinta-feira, 19 de dezembro de 2024. As eleições para o comando do Senado estão previstas para fevereiro de 2025. Na carta, o parlamentar destacou sua trajetória e compromissos caso seja eleito.
Com uma postura crítica em relação ao Supremo Tribunal Federal (STF), Marcos do Val prometeu combater os que considera abusos cometidos pela Corte, defendendo que esta cumpra rigorosamente o que está previsto na Constituição. “Assumo o compromisso de jamais engavetar pedidos de impeachment, afastamento ou qualquer decisão do plenário, pois reconheço a soberania do plenário desta Casa”, afirmou no documento.
O senador também destacou sua trajetória de dois anos de mandato marcada pela “honestidade, coragem e uma postura incorruptível”, e garantiu que seguirá empenhado na defesa da liberdade de expressão, da transparência e da justiça. Segundo ele, essas são condições necessárias para garantir o equilíbrio entre os Poderes.
“Defenderemos juntos a liberdade de expressão e asseguraremos que o Senado Federal cumpra seu papel constitucional. É fundamental que esta Casa atue como contrapeso na democracia e garanta a harmonia entre as instituições”, destacou Marcos do Val.
O parlamentar fez questão de enfatizar que sua candidatura representa não apenas os senadores, mas também a sociedade brasileira. Segundo ele, o apoio popular é essencial para a implementação de medidas que assegurem o respeito às regras constitucionais. “Aos brasileiros, que já são testemunhas de minha dedicação, reafirmo que a luta continua. Vencemos batalhas importantes, e outras virão”, completou.
Do Val encerrou sua mensagem com um pedido por união entre os senadores e pela orientação divina nesta nova caminhada. “Que Deus nos proteja e ilumine nesta caminhada”, concluiu.