Por Júlio Miranda / Fotos: Júlio Miranda
Em razão da campanha: Maio Amarelo, nos dias 29 e 30 de maio, Marcelo Perozini, chefe da Ciretran de Vitória e Viana, ministou palestras para funcionários da Lubrin – Lubrificação Industrial, empresa terceirizada que presta serviços à Vale do Rio Doce, e da CSN Cimentos S.A, respectivamente.
“Nas duas ocasiões, ficamos muito satisfeitos com a receptividade em torno de um assunto muito complexo e ao mesmo tempo de grande importância, e que diz respeito a preservação de vidas. Na empresa Lubrin tivemos a felicidade de conhecer um pouco mais sobre a política de trânsito que a Vale do Rio Doce emprega no dia a dia. A mineradora possui um trabalho rigoroso da utilização das frotas, obediência à sinalização das vias e conscientização dos funcionários quanto aos riscos inerentes ao trânsito nas dependências da empresa.”, destacou Perozini.
Funcionários da Lubrin
Funcionários da CSN Cimentos S.A
Os funcionários da Lubrin e da CSN Cimentos S.A ficaram impressionados com o alto índice de sinistros ocorridos no trânsito do Espírito Santo.
Em suas explanações, Marcelo Perozini apresentou várias estatísticas que, infelizmente, resultaram em mortes.
“Na empresa CSN Cimentos S.A fizemos uma dinâmica com os funcionários, a partir da utilização de um óculos que simulava o estado de embriaguez de um condutor e pedimos que voluntários caminhassem entre cones deixados no chão. Como previsto, as colisões com os cones foram inevitáveis”, informou Perozini.
Vale ressaltar ainda o exorbitante valor investido pelo SUS em acidentes de trânsito, que poderiam ser utilizados em outras áreas do Estado, como é o caso da educação, segurança e infra estrutura.
Ao final das palestras, Marcelo Perozini destacou mais uma vez uma grande preocupação: “No ES, os números de mortes no trânsito estão cada vez mais alarmantes. Precisamos mudar essa triste realidade, o quanto antes”.