Notícias

Mais um apoio para Rizk e o adeus a Max Mauro

Por Poder / ES Hoje / Foto: Divulgação

A acirradíssima campanha pelo comando da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) ganhou novo ingrediente. Após o anúncio do recuo da chapa de Neffa Júnior e o direcionamento de apoio para Erica Neves, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), declarou, nesta quinta-feira (14), seu endosso ao atual presidente da ordem e candidato à reeleição, José Carlos Rizk Filho.

“Você pode não ser advogado, mas com certeza conhece um: pode ser um amigo, parente ou até um advogado que atue para você. Por isso, quero pedir seu apoio para a Chapa 1 e que também incentive seus amigos e familiares advogados a votarem na Chapa 1. Juntos, vamos conseguir fortalecer a OAB do nosso estado, garantindo que as subseções no interior do Espírito Santo continuem se desenvolvendo”, declarou Marcelo Santos.

A aparição de apoiadores de fora do universo da advocacia, segundo leituras de bastidores, conferem autoridade e capacidade de articulação. Como diria um interlocutor, “construção de pontes”. Rizk, agora, abarca mais um apoio que vem da Casa de Leis. O advogado e também deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) vem ombreando o presidente desde o início da campanha para o triênio 2025/2027.

O fato é que, talvez, esta seja a eleição mais indefinida e disputada dos últimos anos pelo comando da seccional capixaba. Portanto, o que se observa é que cada apoio pode fazer a diferença.

Corpo a corpo

Pelo lado da campanha de Erica Neves, há o reforço do diálogo interno com a classe, com o objetivo de engajar para votar. Lembrando que o sufrágio é facultativo e com eleitorado dominado por jovens advogados, conforme mostrou a coluna ES Hoje em Dados, na última segunda-feira (11).

Junto com Homero

Ex-presidente da OAB-ES, Homero Mafra afirmou que a chapa de Ben-Hur Farina está cada vez mais forte e que não há qualquer possibilidade de renúncia. Houve especulação disso após o recuo de Neffa Júnior.

***

Comoção

A morte do ex-governador Max Mauro, nesta quinta-feira (14), provocou comoção no meio político. Desde o início da manhã, quando o filho dele e ex-prefeito de Vila Velha Max Filho (PSDB) fez o anúncio do óbito, as manifestações vieram logo em seguida. Até o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), que está no Azerbaijão, divulgou vídeo de condolências logo cedo.

Ar-condicionado portátil

Em função de problemas técnicos, a Assembleia Legislativa instalou três condicionadores de ar portáteis, no plenário Dirceu Cardoso, onde Max Mauro foi velado, para promover maior conforto a quem foi se despedir do ex-governador.

Presença

Desde o início do velório, estiveram presentes diversas autoridades, como o governador em exercício e vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil). Todos os presentes foram logo abraçar a família de Max.

Continência

Quatro alunos-soldados da Polícia Militar ficaram responsáveis por realizar a escolta do corpo do ex-governador. Posição de continência em respeito ao posto ocupado por Max. Houve revezamento entre os militares em formação. Anteriormente, o caixão dele foi conduzido pelo Corpo de Bombeiros.

Emoção

Durante entrevista para a TV Assembleia, Marcelo, ao lado de Max Filho, se emocionou ao falar do ex-governador e ficou com a voz embargada. Logo após, abraçou o ex-prefeito de Vila Velha.

Legado

Max Filho fez um balanço de que o Brasil e o Espírito Santo perderam um grande homem. E que a família ficou sem um pai que estava presente sempre. “Um companheiro que ia lado dos seus companheiros até a última consequência. Viveu a vida a serviço do outro como médico e como homem público”, pontuou o tucano.

Exéquias

A Assembleia Legislativa informou que às 10h30 desta sexta-feira (15) o Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos, celebrará as exéquias em homenagem ao ex-governador Max Mauro, no plenário Dirceu Cardoso da Casa de Leis.

 

 

Mais um apoio para Rizk e o adeus a Max Mauro

TEMAS (2)