Por Juliana Rodrigues / ES Hoje / Foto: Divulgação
A diplomação dos eleitos em Vitória ocorreu nesta terça-feira (17), no Tribunal Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), em cerimônia realizada às 17 horas. Foram diplomados o prefeito reeleito Lorenzo Pazolini, a vice-prefeita eleita Cris Samorini, os 21 vereadores eleitos ou reeleitos e os suplentes de vereadores. O evento contou com o discurso inicial do juiz eleitoral Marcelo Pimentel e o discurso final do prefeito Lorenzo Pazolini, que representou todos os diplomados.
Durante a cerimônia, o juiz Marcelo Pimentel destacou o resultado das eleições como reflexo da satisfação do eleitorado com a gestão de Pazolini, que foi reeleito no primeiro turno. Pimentel citou as melhorias realizadas em Vitória, com destaque para os investimentos em bairros de populações mais carentes, como a construção de creches, escolas, áreas de lazer e obras de reurbanização. Ele enfatizou a importância do progresso para a cidade, como atrativo para o turismo, e ressaltou que o foco da administração pública deve ser a garantia de serviços básicos, especialmente para os mais vulneráveis. O juiz ainda afirmou que, embora avanços tenham sido realizados, há espaço para mais inovação e melhorias na gestão municipal.
“Verificarmos cristalinamente que o necessário para essa população é ter em suas habitações a água encanada, a rede de esgoto, ruas pavimentadas, iluminação pública, uma creche ou escola próxima, onde possam deixar seus filhos e ir trabalhar, o posto de saúde para atendimento no dia a dia, um local para lazer das crianças, inclusive as praças esportivas, que proporcionam até mesmo aos adultos a prática de exercícios físicos, o transporte público circulando em todos os bairros, dando acesso ao trabalhador de chegar seguro ao seu local de trabalho por mais distante que seja. (…) O que já foi feito é muito importante e relevante, mas podemos avançar mais. Precisamos cada vez mais inovar e melhorar. Administrar não é para amadores, principalmente órgãos públicos, mas temos melhorado tanto nossa cidade que entendo que acertamos muito nas nossas escolhas para o comando do Executivo Municipal e também no Legislativo desta capital”, disse o juiz eleitoral.
Representando os diplomados, o prefeito Lorenzo Pazolini celebrou a diplomação como a coroação da democracia e a consolidação do processo eleitoral. Ele destacou que o evento de diplomação simboliza a conclusão de um ciclo iniciado no dia das eleições, quando os cidadãos, de forma livre e democrática, manifestaram seu desejo nas urnas, seja pela continuidade ou pela renovação. Pazolini elogiou a condução do TRE-ES, que foi o primeiro a concluir a apuração e a oficialização dos eleitos, enaltecendo a transparência, a ética e a preservação da vontade popular. Em seu discurso, o prefeito ressaltou a responsabilidade dos diplomados, afirmando que a confiança depositada pelo povo capixaba exige compromisso, ética e respeito à vontade soberana do eleitorado.
O prefeito reeleito também enfatizou as expectativas da sociedade quanto à continuidade e aprimoramento das políticas públicas, citando Vitória como um “farol de gestão pública para o Brasil”. “Todos que estão aqui, diplomados, receberam a confiança da sociedade capixaba. Foram escolhidos pela população. Isso traz uma responsabilidade muito grande. A partir de agora, todos nós não representamos somente aqueles que confiaram no nosso trabalho. Todos nós, Executivo e Legislativo, representaremos a capital do Estado do Espírito Santo. E isso traz uma série de responsabilidades que o Poder Executivo e o Poder Legislativo estarão permeando e dividindo”, destacou Pazolini.
Entre os vereadores diplomados estão Karla Coser (PT), a mais votada com 7.256 votos, seguida por Aylton Dadalto (Republicanos) com 5.218 votos e Davi Esmael (Republicanos), reeleito com 5.200 votos. O novo grupo eleito reúne parlamentares reeleitos, como André Brandino (Podemos), Leonardo Monjardim (Novo) e Davi Esmael (Republicanos), além de novos nomes, como Bruno Malias (PSB), Ana Paula Rocha (PSOL) e Darcio Bracarense (PL).
Outras diplomações
Também foram diplomados nesta terça-feira os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos, além dos suplentes dos vereadores de outras 18 cidades capixabas. São elas: Marataízes, Presidente Kennedy, Irupi, Água Doce do Norte, Jaguaré, Pinheiros, Marilândia, Santa Leopoldina, Cariacica, Sooretama, Boa Esperança, Iúna, Muniz Freire, Vargem Alta, Barra de São Francisco, Viana, Bom Jesus do Norte e Ibitirama.