Por Mary Martins / ES HOJE / Foto: TRE
Uma recontagem oficial dos votos das eleições proporcionais de 2024 para o cargo de vereador alterou a composição da Câmara Municipal de Guarapari. A reprocessamento da totalização, realizado nessa segunda-feira (4), foi determinado pela Justiça Eleitoral após decisão tomada no âmbito de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral.
O procedimento foi conduzido pela 24ª Zona Eleitoral, sob a presidência do juiz Gil Vellozo Taddei, em cerimônia pública realizada às 14h no cartório eleitoral da cidade. A recontagem foi motivada por decisão judicial no processo nº 0600706-88.2024.6.08.0024, que determinou a revisão dos votos computados no primeiro turno das eleições municipais.
Com o novo resultado, a candidata Adma Silva Santana, do partido Democracia Cristã (DC), foi oficialmente declarada eleita, com 775 votos válidos. Já o candidato Savio Aleixo Pinna, também do DC, passa a ocupar a primeira suplência, com 747 votos.
A posse de Adma como nova vereadora de Guarapari será organizada pela Câmara Municipal, responsável por dar seguimento ao processo de diplomação e instalação no cargo. A Justiça Eleitoral reforça que a transparência e a legalidade do processo eleitoral são pilares fundamentais da democracia.