Por Eduardo Alencar / ES Hoje / Foto: Mayra Marcarini e Capitão Assumção – Redes Sociais
O candidato a prefeito de Vitória Assumção (PL) terá de remover das suas redes sociais uma postagem considerada enganosa pela Justiça. A Coligação Vitória da União, composta pelos partidos Republicanos – legenda do atual prefeito e candidato à reeleição Lorenzo Pazolini -, PP, PRD, NOVO, DC e PSD conseguiu, por meio de uma ação judicial, a suspensão da publicação. Segundo a Justiça Eleitoral, a postagem no Instagram, divulgou informações falsas sobre o custo da coleta de lixo na capital, alegando que o valor seria de quase 3 bilhões de reais.
A decisão, assinada pelo juiz eleitoral Leonardo Alvarenga da Fonseca, afirmou que as informações veiculadas nas redes sociais de Assumção utilizam termos difamatórios que ultrapassam os limites da liberdade de expressão, causando prejuízo ao processo eleitoral em curso. O conteúdo da publicação do candidato foi considerado desinformativo e danoso à integridade das eleições.
Com isso, a Justiça determinou, de forma liminar, que a rede social realize a suspensão a publicação em até um dia, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00, e que o Assumção se abstenha de compartilhar o vídeo, sob pena de multa de R$ 2.000,00 por cada novo compartilhamento.