Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

Helder Salomão: “Política deve servir ao cidadão capixaba”

Por Denise Miranda / ES BRASIL / Foto-legenda: Em entrevista, Helder Salomão destaca os projetos para o Espírito Santo e a defesa do interesse da população / Crédito: Jerry Apolinário (ES Brasil)

Em entrevista, deputado faz balanço de 2025, avalia governo e Congresso, destaca agendas sociais e ambientais e projeta 2026 no Espírito Santo

“Precisamos separar o que é luta política do que é interesse do cidadão brasileiro e capixaba. Partidos e políticos devem estar a serviço da população, e não o contrário”, afirma o deputado federal Helder Salomão (PT-ES). Na entrevista à ES Brasil, ele faz uma retrospectiva de 2025, analisa avanços e retrocessos do governo e do Congresso, e detalha projetos que impactaram o Espírito Santo, destacando ações voltadas à redução das desigualdades e ao fortalecimento das políticas públicas.

O deputado também aborda problemas estruturais evidenciados em 2025 e reforça a importância do diálogo com prefeitos e lideranças municipais para viabilizar avanços concretos.

Meio ambiente, desenvolvimento sustentável, apoio a micro e pequenas empresas e a proteção dos mais vulneráveis aparecem como eixos centrais de sua atuação. Segundo ele, “o Brasil só será grande quando apostar nas micro e pequenas empresas, que hoje geram apenas cerca de 30% do PIB, muito abaixo de países como a Itália, onde passam de 60%”.

Projetando 2026, Helder Salomão se coloca como pré-candidato ao Governo do Espírito Santo, defendendo a construção de um projeto coletivo para o Estado. Ele lembra que, nos últimos 24 anos, “o Espírito Santo foi governado por apenas dois nomes — Paulo Hartung e Renato Casagrande —, reforçando a necessidade de ampliar o debate político para que o Estado avance”.

Com tom direto, o deputado encerra a entrevista reafirmando sua disposição em atuar como uma liderança servidora, pronta para dialogar sobre projetos para o desenvolvimento do Espírito Santo.

Helder Salomão: “Política deve servir ao cidadão capixaba”