Por assessoria / Foto: Rodrigo Borges, prefeito de Guarapari (ES) / Crédito: Divulgação
A Prefeitura de Guarapari assinou a ordem de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de São José, que passará a funcionar em um novo espaço no próprio bairro. A unidade será instalada no prédio da antiga Escola Estadual de São José, garantindo melhores condições de atendimento às famílias referenciadas.
Atualmente, o CRAS de São José funciona há cerca de 15 anos em um imóvel alugado. Com a mudança, o equipamento público contará com uma estrutura mais ampla, adequada e acessível, fortalecendo a política de assistência social no município. O novo imóvel terá 331,26 metros quadrados de área construída, com recepção, salas de atendimento, coordenação, reuniões, espaço para oficinas, cozinha e banheiros, oferecendo mais conforto, privacidade e segurança para usuários e profissionais.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Nádia Doná, a assinatura da ordem de serviço representa um avanço importante para a pasta. “Esse momento tem um significado muito especial para a nossa secretaria. Vamos dar nova função a um espaço que não estava sendo utilizado e trazer mais qualidade no atendimento aos munícipes que fazem uso do CRAS, reforçando o compromisso da gestão com a população”, afirmou. Ela destacou ainda que o novo equipamento permitirá ampliar e qualificar os serviços prestados. “A assistência social é muito mais que assistência. Por meio do CRAS e do Cadastro Único, conseguimos devolver dignidade a quem mais precisa.”
O CRAS de São José possui capacidade de referenciamento para até 5 mil famílias, incluindo moradores do bairro, regiões adjacentes e do interior do município. Segundo o prefeito Rodrigo Borges, a obra também representa economia e valorização do serviço público. “Hoje o CRAS funciona em um prédio alugado e vamos colocá-lo em um prédio da Prefeitura. Agradecemos ao governador Renato Casagrande pelo recurso que possibilitou essa reforma, garantindo mais dignidade aos servidores e aos munícipes que utilizam o serviço”, destacou.
Moradora antiga do bairro São José, Paulina Aleixo comemorou o início da obra e ressaltou a importância do CRAS para a comunidade. “Fiquei muito feliz e grata a Deus por essa obra estar acontecendo. Estava fazendo falta no bairro, porque o CRAS é muito importante para todos nós. A comunidade agradece à Prefeitura e ao trabalho que vem sendo feito aqui”, disse.
O investimento na reforma é de R$ 369.999,99, com prazo de execução previsto de oito meses a partir da assinatura da ordem de serviço. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da rede de proteção social e a melhoria contínua dos equipamentos públicos voltados ao atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade social.