Por Poder / ES HOJE / Foto: Divulgação
A tão falada fusão entre PSDB e Podemos é aguardada para ser finalizada até o fim deste mês, embora já haja quem aposte que fique para maio. Nesse interim, quem fica no aguardo é o presidente estadual do Podemos, o deputado federal Gilson Daniel (Podemos).
Caberá ao parlamentar o comando da junção dos partidos. A bancada federal das siglas é composta por ele e por Dr. Victor Linhalis (Podemos), que dá sinais de que em breve deixará esse ninho. Já na esfera da Assembleia Legislativa, por lá estão Mazinho dos Anjos (PSDB), Vandinho Leite (PSDB), Allan Ferreira (Podemos) e Alexandre Xambinho (Podemos). Não é um quantitativo a ser desprezado.
Esse contexto de forças aglutinadas torna Gilson como um dos atores do processo eleitoral de 2026 a ser observado. De antemão, já jurou fidelidade ao grupo que tem o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), principal aposta da gestão do Palácio Anchieta para a disputa do ano que vem.
O líder do Podemos também ganhou guarida ao ser prestigiado e mantido no comando da legenda, apesar dos reclames do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), que optou por sair e buscar outros ares quanto ao planejamento do pleito do ano que vem.
Apesar de o PSDB ter perdido muita força nos últimos anos, fato que também é notado no Espírito Santo, o acréscimo de mais soldados, especialmente que têm mandatos eletivos, nunca pode ser minimizado. Para Gilson Daniel, que tem atuação municipalista, isso só o reforça, já pensando no processo de reeleição para a Câmara dos Deputados, no ano que vem.
Também reforça a capacidade de negociação e de articulação visando a chapa majoritária que tiver o apoio dele. Se for bem-sucedida a incursão, isso se reflete em posições privilegiadas para composição de governo.
Coincidentemente, o processo eleitoral de 2026 poderá contar com dois parlamentares federais capixabas no comando fusões/federações: Gilson e o deputado federal Da Vitória, que ficará responsável pela junção Progressistas + União Brasil. Isso reforça que quaisquer movimentações mais robustas vão passar por eles. E que vão ser altamente assediados. Cenas dos próximos capítulos.
Antenas
Gilson Daniel anunciou a chegada de quatro antenas de telefonia celular para o município de Barra de São Francisco. Tudo em parceria com o prefeito da cidade, Enivaldo dos Anjos (PSB).