Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

Ex-prefeito de cidade paulista poderá concorrer a deputado pelo PRTB do Espírito Santo

Ex-prefeito de cidade paulista poderá concorrer a deputado pelo PRTB do Espírito Santo

Por Danieleh Coutinho / ES HOJE / Foto: Divulgação

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) no Espírito Santo passa por intervenção e quem comanda esse processo é o ex-prefeito da cidade Itatinga, em São Paulo, Paulo Apolo. O intervencionista tem até 30 da outubro para organizar a sigla e definir as diretrizes da sigla para as eleições de 2026.

Paulo Apolo disse que sua escolha é justificada por ter criado relação com o estado capixaba durante seus mandatos de prefeito (2012 a 2020), quando visitou cidades do ES. Isso também justifica o fato de ter recebido a missão do PRTB de avaliar possibilidade de concorrer a deputado estadual ou federal pelo Estado.

Até a intervenção o comando do PRTB-ES era do empresário Antônio Bungenstab, que concorreu a prefeito de Serra em 2024 e a senador em 2022. Para 2026, apesar de avaliar que há quadros em condições de concorrer para fazer palanque para Pablo Marçal no Espírito Santo, composições não estão descartadas.

“A missão que me foi dada foi de reestruturar o partido porque Marçal vai ser candidato a presidente da República. A intervenção é para regularizar contas bancárias, possíveis pendencias com a justiça eleitoral, reunir os filiados em torno de grande objetivo, entender o ponto de participação de cada um e construir um grande projeto. O PRTB representa a direita construtiva, direita social, direita que busca atender o povo que não é tratado como deveria, estamos construindo pontes”, disse o ex-prefeito.

Considerado nanico, o PRTB avalia que esse tamanho denota do trabalho que foi feito nos últimos anos. No entanto, enquanto no ES os filiados tiveram números irrisórios e não elegeram mais do que um vereador em Água Doce do Norte, a estrela do da sigla, Pablo Marçal, ficou na terceira posição na eleição da maior capital do país. Marçal obteve 28,14% dos votos, total de 1.719.274 na cidade de São Paulo – terceira maior votação.

Paulo Apolo não descarta participação em chapa de pré-candidaturas já postas, como Arnaldinho Borgo (sem partido), Lorenzo Pazolini (Republicanos) e Ricardo Ferraço (MDB).

“Temos envergadura para fazer composição, temos interesse e, por isso, estamos com diálogos em todas as possibilidades. Mantemos essas conversas mais reservadas, mas meu trabalho é colocar o PRTB em chapa competitiva no ES. Por meio de interlocutores nós estamos conversando com os 3 grupos – Ricardo, Pazolini e Arnaldinho – de forma muito saudável para escolher um caminho a ser seguido. São candidaturas proeminentes e não temos nenhuma objeção a nenhum deles”, complementou.

Candidatura

O estado do Espírito Santo tem 13 representantes no Congresso Nacional e 30 deputados na Assembleia Legislativa e apenas Bispo Alves (Republicanos) é um quadro político que veio ao Estado capixaba para missão política. Natural da cidade de Muribeca, Sergipe, o republicano cresceu no Rio de Janeiro onde foi deputado estadual por um mandato.

Esse mesmo caminho o PRTB traçou para o ex-prefeito de Itatinga por dois mandatos que, poderá mudar seu domicílio eleitoral para a cidade de Vila Velha ou outro município na Região Metropolitana.

Afirmou que em Brasília a nacional conversa com os deputados e que tem estado com frequência no Espírito Santo para conhecer, caminhar junto e fazer prognóstico do trabalho.

“Até outubro a meta é de regularização pelo trabalho de da intervenção. Para fazer uma executiva forte, também posso participar das eleições em 2026. Tenho conversado com parlamentares com mandato, ex-prefeitos do interior e possíveis candidatos. Trabalhei em vários estados e posso concorrer pelo Espírito Santo assumindo compromisso de fazer história no ES. Quando atuei no Rio de Janeiro, como especialista em habitação social percorri o litoral capixaba e tenho familiaridade”, garantiu Paulo Apolo que teve como último cargo público o de secretário de Relações Institucionais de Goiânia, em Goiás.

Ex-prefeito de cidade paulista poderá concorrer a deputado pelo PRTB do Espírito Santo

Ex-prefeito de cidade paulista poderá concorrer a deputado pelo PRTB do Espírito Santo

Ex-prefeito de cidade paulista poderá concorrer a deputado pelo PRTB do Espírito Santo