Por Redação Multimídia / ES HOJE / Foto: Tyago Hoffmann, secretário de Saúde
O Espírito Santo terá 108 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que estão em obras em 52 municípios. As edificações fazem parte de um dos principais eixos é o Plano Decenal APS+10, instituído pelo Decreto nº 5010-R/2021, de acordo com o secretário de Saúde, Tyago Hoffmann (PSB). “Investir na Atenção Primária é investir em prevenção e cuidado. Cada UBS entregue representa mais acesso e dignidade para a população capixaba”.
O secretário detalhou que são investimento de R$ 317 milhões, além de repasse de R$ 68 milhões para os municípios cadastrados reformarem ou ampliarem suas UBSs.
A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) apresentou os principais resultados e ações em andamento no Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado em 2025. Os dados reforçam o planejamento da gestão para ampliar o acesso da população aos serviços, modernizar a rede e integrar novas tecnologias. Em maio de 2025 foi aprovada a Programação Anual de Saúde (PAS), que define metas e estratégias. O planejamento inclui investimentos contínuos em todas as regiões do Estado, com foco na ampliação do atendimento, modernização de estruturas e fortalecimento da gestão”, complementou.
No campo da alta complexidade, o Governo do Estado também avança com importantes obras hospitalares que juntas irão ampliar em 1.170 leitos a rede capixaba. Entre elas estão: o Complexo de Saúde Norte, em São Mateus (340 leitos), o novo Hospital Estadual Sílvio Avidos, em Colatina (300 leitos), a ampliação do Himaba, em Vila Velha (130 leitos) e o Hospital Geral de Cariacica (400 leitos).
O secretário Tyago Hofmann com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha
Para Hoffmann, trata-se de um marco na regionalização da saúde: “São investimentos históricos que vão garantir mais leitos, mais tecnologia e mais capacidade de atendimento em todas as regiões do Estado.”
Outro destaque é a atuação do Lacen/ES, hoje referência nacional em diagnósticos laboratoriais. Em 2025, o laboratório passou a contar com 92 ensaios acreditados pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, consolidando-se como o laboratório público com o maior número de acreditações do Brasil. O portfólio inclui 192 análises de interesse à saúde pública, abrangendo diagnósticos de doenças respiratórias, arboviroses, sequenciamento genético e análises de alimentos, bebidas e água.
“O Lacen é motivo de orgulho para os capixabas. A qualidade e a credibilidade dos seus resultados colocam o Espírito Santo em posição de liderança no país”, afirmou o secretário.
Somam-se a esses avanços a cobertura de 102,96% da Atenção Primária, a liderança nacional em cobertura vacinal contra a gripe (69,06%), as teleconsultas, que já contabilizam mais de 33 mil atendimentos apenas na Região Metropolitana em 2025, e o lançamento do Integra Saúde Capixaba, sistema que reúne o histórico de saúde dos cidadãos e integra informações da Rede Estadual de Dados em Saúde.
Esses avanços na saúde confirmam o compromisso do Governo do Estado em fortalecer o SUS no Espírito Santo: “Nosso objetivo é garantir que cada capixaba tenha acesso a um atendimento de qualidade, em todas as regiões, com equidade e humanização”, concluiu Tyago Hoffmann.