Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

ES é destaque em debate sobre causa animal na Unale

Por Eduardo Dias / ALES / Foto: Deputada Janete de Sá também preside colegiado sobre causa animal na Unale / Crédito: Max Fonseca

No último dia do evento, a deputada estadual Janete de Sá apresentou em palestra as ações que colocam o assunto como real política pública no estado

O último dia da 28ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) teve como um dos destaques a atuação legislativa na causa animal. Representante do Espírito Santo, a deputada Janete de Sá (PSB) preside uma comissão da Unale sobre o tema e também comanda a CPI dos Maus-tratos na Assembleia Legislativa (Ales). Nesta sexta-feira (5), a parlamentar deu uma palestra destacando ações realizadas no Espírito Santo para proteger os animais.

“O Espírito Santo é referência na defesa da causa animal, inclusive nesse tratamento móvel que nós temos de castração, onde a gente leva o equipamento humanizado. A gente trouxe para cá esse exemplo para mostrar para os nossos colegas deputados e vereadores de outros estados o quanto isso ajuda nesse processo”, explicou a deputada capixaba.

Prêmio Unale

Também nesta sexta-feira aconteceu a entrega do prêmio Assembleia Cidadã. Na categoria projetos especiais, o primeiro lugar ficou com o Legislativo de Pernambuco, com o projeto Alepe Antirracista. A reportagem legislativa vencedora foi o documentário Sociedade Singular, da Paraíba.

A Assembleia de Rondônia ganhou na categoria Atendimento ao Cidadão, com o projeto CCJ Cidadão. Na categoria Gestão, onde o Legislativo capixaba concorreu com o projeto Ales Sustentável, quem venceu foi o Rio Grande do Norte, com o projeto Legis Vídeos, que trata sobre o uso de inteligência artificial na divulgação de vídeos da casa.

Com duração de três dias, a 28ª Conferência Nacional da Unale reuniu cerca de 1.500 pessoas e aconteceu no município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

ES é destaque em debate sobre causa animal na Unale