Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

ES contrata 4,8 mil câmeras corporais para as polícias

ES contrata 4,8 mil câmeras corporais para as polícias

Por Izabelle Sampaio* / ES BRASIL / Foto: Divulgação

O governador Renato Casagrande afirmou que a medida representa mais um passo na incorporação de tecnologias na área da segurança pública

O Governo do ES abriu o edital para a contratação de mais de 4,8 mil câmeras corporais para uso das forças de segurança do Espírito Santo a partir deste ano. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, que garantiu que os equipamentos foram testados antes da abertura do edital, cujo certame está previsto para outubro.

“Estamos dando mais um passo na incorporação da tecnologia na área da segurança pública. Vamos lançar o edital das câmeras corporais das forças de segurança. Já realizamos os testes e agora damos esse passo para a aquisição de um volume maior de câmeras. O trabalho da Polícia exige proteção ao policial e a câmera protege essa ação policial. Outro objetivo é dar transparência para a sociedade da atuação das nossas Polícias e também do Corpo de Bombeiros”, afirmou o governador.

Segundo o governador, o contrato será de 39 meses, prorrogáveis por até 10 anos. A empresa vencedora deverá fornecer as bodycams, além de toda a estrutura para armazenamento e custódia das imagens. O custo máximo será de R$ 750 por equipamento, sendo o mínimo de mil e o máximo de 4,8 mil aparelhos.

As bodycams serão usadas pelas Polícias Militar, Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros. A previsão é de que as câmeras estejam em funcionamento já no fim deste ano e que elas sejam integradas com as demais tecnologias disponíveis no parque tecnológico da Segurança Pública, como reconhecimento facial, geolocalização, leitura de placas, e ao Centro Integrado de Defesa Social (Ciodes), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Outra medida prevista é a criação de uma Central de Monitoramento Integrada, responsável por gerenciar, analisar e compartilhar evidências digitais com órgãos externos, como o Ministério Público e o Poder Judiciário. Todo o processo seguirá protocolos para assegurar a preservação da cadeia de custódia das informações coletadas.

“Esse é mais um passo efetivo que damos com o uso da tecnologia para uma segurança pública eficiente. Esse é um caminho sem volta! Proteção qualificada para o trabalho dos nossos policiais e transparência à sociedade. Os investimentos são constantes e estratégicos”, explicou o vice-governador e coordenador do programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ricardo Ferraço.

*Sob supervisão de Erik Oakes

ES contrata 4,8 mil câmeras corporais para as polícias

ES contrata 4,8 mil câmeras corporais para as polícias

ES contrata 4,8 mil câmeras corporais para as polícias