Por Juliana Rodrigues / ES Hoje / Foto: ES Hoje
Em uma eleição histórica, Érica Neves (Chapa 10) venceu o pleito da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB-ES), nesta sexta-feira (22), e será a nova presidente da entidade para o triênio 2025-2027.
A Chapa 10 ficou em primeiro lugar, com 53,08% dos votos válidos. Em seguida, a chapa 1, de Rizk Filho, com 32,59% dos votos válidos, e em terceiro lugar ficou a chapa 3, de Ben-Hur Farina, com 14,33% dos votos válidos.
Érica, que contou com apoio do ex-presidente Antônio Augusto Genelhu Júnior e de Santuzza da Costa Pereira, filha do ex-presidente Agesandro da Costa Pereira, já falecido, superou seus adversários com folga.
Na reta final da campanha, Érica Neves juntou forças com José Antônio Neffa Junior, atual presidente da subseção da OAB-ES em Vila Velha, que concorria pela Chapa 11, e passou a fazer parte da Chapa 10 como membro da diretoria.
A campanha de Érica Neves se destacou por prometer maior transparência e um olhar renovado para a advocacia capixaba. Com a vitória, ela se torna a primeira mulher a assumir o comando da seccional capixaba da OAB em um momento histórico de renovação na advocacia local.
Votação histórica
Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, o advogado Walterleno Maifrede Noronha, 19.790 advogados e advogadas estavam habilitados a participar da votação, que ocorreu de forma eletrônica e on-line pela primeira vez. Desse total, até as 17 horas foram registrados 17.182 eleitores votantes, ou seja 86,82% de todos os profissionais aptos à votação.
“Ela é realmente uma eleição histórica. A maior votação que a OAB do Espírito Santo já teve. Para se ter uma ideia, na última eleição, em 2021, tivemos 11.676 votantes. Este ano tivemos uma modalidade nova, virtual, sem sombra de dúvidas auxiliou sobremaneira a facilidade de exercer o direito de voto”, disse Noronha.