Por Fabiana Tostes / FOLHA VITÓRIA / Foto: Divulgação
Conselheiro e tesoureiro do Coren-ES, o enfermeiro Douglas Lírio tem sido cotado para ser o representante da enfermagem capixaba na Assembleia Legislativa.
A categoria – que conta com aproximadamente 57 mil profissionais no Estado – tem se articulado para unir forças e conseguir eleger um nome no ano que vem.
Parte da mobilização estaria sendo realizada por dirigentes de sindicatos dos profissionais da saúde, que buscam apoio em pautas como a valorização profissional – tanto na remuneração quanto na segurança, já que muitos profissionais são alvos de violência.
Ao menos cinco partidos – dois de direita, um de centro e dois de esquerda – já teriam aberto negociações para a filiação de Douglas, que está animado.
“O interesse dos partidos mostra que a enfermagem está se tornando protagonista de um debate político que sempre ficou invisível. Nunca tivemos um representante direto. Se a categoria acredita que é hora de ocupar esse espaço, isso precisa ser construído com transparência, responsabilidade e diálogo”, afirmou o enfermeiro.