Por Redação / JORNAL O DIÁRIO / Foto: Divulgação
Nesta semana, ocorreu na Assembleia Legislativa, o lançamento da Frente de Desenvolvimento Econômico e Inovação no ES, iniciativa do deputado estadual Lucas Polese (PL), com a missão de debater e propor políticas que estimulem o crescimento sustentável, a modernização da economia capixaba e a criação de um ambiente fértil para a inovação.
A reunião de lançamento contou com a presença de nomes de peso do setor produtivo e da sociedade civil: Carlos Eiras (presidente da Câmara de Comércio Brasil-China e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Vietnã), Rodrigo Varejão (diretor-geral da Fapes), Luciano Gollner (superintendente do ES em Ação), Rogério Abranches (diretor da CDL Vitória), Samuel Valle (diretor da CDL Serra e Cariacica), Wagner Corrêa (diretor da Fecomércio) e Rafael Ottaiano (vereador suplente em Vitória e ex-secretário de Desenvolvimento de Viana).
Segundo Polese, a criação da Frente responde a uma lacuna: até hoje, nenhuma comissão da Assembleia tratava diretamente de desenvolvimento econômico e inovação em âmbito estadual. “Não debater esse tema é ignorar os desafios que já estão batendo à nossa porta”, destacou o parlamentar, lembrando ainda os impactos que a reforma tributária trará ao Espírito Santo, especialmente com a mudança na cobrança do ICMS.
Entre os eixos de atuação, a Frente pretende trabalhar em seis frentes prioritárias:
Redução da burocracia, com foco em ouvir os empreendedores e propor soluções que facilitem a vida de quem gera emprego e renda;
Qualificação da mão de obra, aliando formação de qualidade, mobilidade urbana e acesso a treinamentos para atender à demanda crescente de profissionais capacitados;
Inovação, incentivando o desenvolvimento de startups capixabas e atraindo investimento em inovação para o Estado;
Segurança e qualidade de vida, aproveitando o equilíbrio fiscal e o fato de o Espírito Santo ainda não enfrentar o nível de criminalidade de estados vizinhos, fator considerado estratégico para atrair investimentos.
Agronegócio, explorando o potencial produtivo com foco em agregar valor, processar localmente e ampliar a presença internacional dos produtos capixabas, além de garantir proteção contra invasões em áreas produtivas.
Ao reunir representantes de diferentes setores, a Frente Estadual se propõe a ser um canal permanente de diálogo com empreendedores, associações empresariais e entidades representativas, reforçando a visão de que o Espírito Santo deve ser pensado como um ecossistema único, integrado e competitivo no cenário nacional e internacional.