Notícias

[wpadcenter_ad id=8039 align='none']

Deputada leva pessoalmente caso de capixaba presa nos EUA ao Itamaraty

Deputada leva pessoalmente caso de capixaba presa nos EUA ao Itamaraty

Por assessoria / Foto: Divulgação

Em viagem à Brasília, Camila Valadão (PSOL), pede acompanhamento do caso de Bárbara Marques. Ministro das Relações Exteriores citou o caso na Câmara e disse que há situações arbitrárias

Em viagem a Brasília na quarta-feira (1º), a deputada estadual Camila Valadão (PSOL), presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), entregou o ofício pessoalmente no Ministério das Relações Exteriores, pedindo providências imediatas no caso da cineasta capixaba Bárbara Marques, detida pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE) desde o dia 16 de setembro.

A deputada explicou que aproveitou a ida do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, à Câmara dos Deputados e entregou o documento aos integrantes da comitiva do Itamaraty.

“Ela é uma cidadã brasileira, capixaba, e não pode ficar desamparada. Precisamos de providências urgentes. O Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles precisa acompanhar a situação e tomar providências diplomáticas imediatas”, afirmou.

A parlamentar capixaba estava acompanhada do deputado federal Hélder Salomão (PT) e destacou a urgência de uma atuação do Estado brasileiro junto às autoridades norte-americanas para garantir que Bárbara tenha acesso à defesa legal, contato com a família e condições dignas de detenção.

Segundo a Camila, a Comissão de Direitos Humanos da Ales acompanha o caso desde a semana passada e seguirá em contato com a família da cineasta.

Ministro diz que há casos arbitrários

Na mesma data, durante reunião da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, o ministro Mauro Vieira comentou publicamente o caso de Bárbara Marques e disse que está atuando para garantir a assistência necessária.

“Há casos arbitrários, como creio que é o desta brasileira Bárbara Marques, que é casada, inclusive, com um cidadão americano, e estava tentando legalizar sua situação. O consulado em Los Angeles presta todo o auxílio, assim como o de Houston, que também acompanha os casos de detenção. Os centros de detenção têm atendido, como ocorre com os demais brasileiros que passam por situações semelhantes”, frisou o ministro do Itamaraty.

Ele disse ainda que o governo tem dado toda a atenção, inclusive na chegada ao Brasil, na recepção desses brasileiros. De acordo com o chanceler, cerca de 2 milhões de brasileiros vivem nos Estados Unidos, e parte deles enfrenta processos relacionados à situação migratória.

Deputada leva pessoalmente caso de capixaba presa nos EUA ao Itamaraty

Deputada leva pessoalmente caso de capixaba presa nos EUA ao Itamaraty

Deputada leva pessoalmente caso de capixaba presa nos EUA ao Itamaraty