Por Mary Martins / ES HOJE / Foto: Divulgação
O ex-deputado federal Carlos Manato (PL) está em pré-campanha e circula por todo o Espírito Santo de olho em uma das duas vagas capixabas no Senado que estarão em disputa em 2026. Com agenda cheia e articulações nos bastidores, Manato admitiu que negocia com diferentes partidos, mas o Republicanos surge como possível destino político.
“Tenho andado conversando com diversas lideranças comunitárias, empresários… estou em pré-campanha, andando, articulando, procurando entender o que está acontecendo. Esse processo de campanha política foi muito antecipado e estou negociando para ver um partido que possa me dar a legenda, que é importante”, disse em entrevista ao ES Hoje.
O parlamentar afirmou que a decisão de deixar o PL já está tomada, mas será oficializada apenas na véspera de sua filiação a uma nova sigla. O rompimento é motivado pela insatisfação com a postura do presidente estadual do partido, senador Magno Malta. Segundo Manato, Malta definiu que a vaga ao Senado pela legenda ficaria para sua filha, fato já noticiado pelo ES Hoje.
“O Callegari já saiu do partido, e eu serei o próximo. Não vou ficar discutindo com o presidente. Vou tocar a minha campanha”, afirmou.
O desentendimento entre o ex-deputado federal e o senador Magno Malta teve os momentos mais agressivos na campanha de 2022, quando Manato chegou ao segundo turno na disputa para governador. Primeiro, para se filiar ao partido de Jair Bolsonaro o então candidato a governador abria mão de recursos do partido e assumia todo custo da campanha.
O senador também colocou o ‘pé na porta’ para a então deputada federal Soraya Manato concorrer à reeleição pelo PL. Uma articulação da Manato possibilitou que ela trocasse o PSL pelo PTB – partido que estava na coligação do candidato a governador. A situação ficou ainda pior no segundo turno a exigência da Magno Malta – então já eleito senador – era que o PL tocasse a campanha nesta etapa.
Republicanos
Mesmo sem partido definido, Manato já tem compromissos marcados para ampliar seu leque de conversas. Nos dias 25 e 26 deste mês, ele estará em Brasília para um evento do Republicanos, onde pretende conversar com dirigentes e lideranças políticas da sigla. “Tem que esperar alguma conjuntura, ver como vão ficar as federações, até para tomar posições porque, se um partido, por exemplo, que eu tiver interesse se filiar ao PT, jamais iria para ele. Mas o diálogo está bom. É hora de conversar com todo mundo. Sou um nome leve, tranquilo, conservador e eu estou pronto para tirar os conservadores da zona de conforto”, declarou.
O ex-deputado pondera que as negociações dependem também do cenário nacional. Com a movimentação de federações entre partidos de centro e direita, ele prefere aguardar antes de bater o martelo porque busca uma legenda sólida para concorrer em 2026.
“Esses partidos de centro, direita e direita conservadora estão se federando, e eu tenho que aguardar”.
Enquanto os bastidores estão agitados, a agenda de Manato segue intensa. Neste sábado (16) o ex-deputado federal estará em Alegre para inauguração de obras no município e, na sequência, almoçará com o prefeito de Guaçuí, Vagner Rodrigues Pereira. O objetivo é manter a presença em diferentes regiões do Estado e fortalecer alianças para a corrida ao Senado.