Por assessoria de imprensa / Foto: Divulgação
Na última segunda-feira (13/01), foi realizada uma reunião pública para apresentação do projeto de criação do Conselho Comunitário de João Neiva – CCJON, tendo como palestrantes diversas autoridades comunitárias da Grande Vitória.
O evento foi um enorme sucesso, com grande participação popular, e contou com vários lideres comunitários, que atualmente estão à frente das entidades dos seus bairros, bem como representantes de gestões anteriores de diversos bairros de João Neiva e da antiga Associação Geral de Moradores, que tinha o Sr. José Geraldo Adão como presidente, e o Sr. Marcos do Nascimento, secretário à época.
O Prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio “Micula” (Republicanos), que atuou durante muitos anos como líder comunitário, destacou a importância do CCJON no fomento e apoio às associações de moradores, como forma de ampliar a participação popular na gestão pública, contribuindo efetivamente na construção de uma cidade mais justa e igualitária.
O evento, que lotou a Câmara Municipal de João Neiva, teve os trabalhos iniciados pelo atual presidente, Mário Reali (PSB), que destacou a importância da organização dos movimentos sociais e associações de moradores, legalmente constituídos, na construção das políticas públicas.
Também estiveram presentes os vereadores: Matheus Fávaro (Republicanos), vice presidente da CMJN, Eraldo Polezi (PL) e Celso Guzzo (PL).
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Obras Públicas, Allan Dantas de Azevedo, que é o responsável pela coordenação do processo de criação do CCJON, o objetivo da iniciativa é apoiar as associações comunitárias existentes, bem como incentivar a reativação ou criação de outras entidades comunitárias, de modo a implantar 28 associações em todos os bairros e localidades do município, que irão passar a ser interligadas a uma única central de apoio (CCJON).
O Conselho Comunitário de João Neiva – CCJON, que irá funcionar no antigo Clube Pedro Nolasco, vai prestar atendimento e suporte às entidades comunitárias na condução dos seus trabalhos.
O presidente do Conselho Comunitário de Vila Velha – CCVV, Luiz Gustavo, parabenizou a iniciativa de João Neiva pela criação do CCJON. “O Conselho Comunitário de João Neiva já nasce num modelo moderno. Essa é uma iniciativa que motiva a retomada do movimento popular capixaba, inclusive impulsionando a volta da FAMOPES”.
Juliana Madeira, presidente da Associação de Moradores do Bairro Elias Bragato, que fica localizado em Ibiraçu/ES, expôs a sua experiência como líder comunitária e os muitos desafios enfrentados.
A vereadora Patrícia Crizanto parabenizou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Obras, Allan Dantas, pela iniciativa do projeto do CCJON que certamente deixará um legado na história do município de João Neiva, contribuindo para o movimento popular do Espírito Santo.
O consultor Mauro Sabá explicou que o Conselho Comunitário de João Neiva – CCJON será formado por 22 pessoas: Sendo 06 membros da diretoria executiva, 05 membro do conselho de ética, 05 membros do conselho de ética e 06 coordenadores regionais.
O ato de fundação do Conselho Comunitário de João Neiva – CCJON acontecerá por meio de congresso, que será realizado no dia de 16 de fevereiro de 2024. A programação será anunciada em breve.