Por Robson Maia / ES BRASIL / Foto: Luciana Cassia Rodrigues
Solenidade acontece no Palácio do Planalto e contará com a presença de Lula e membros de ministérios, além de Casagrande
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, do PSB, participa nesta terça-feira (22), às 15 horas, da solenidade de autorização para a instalação do curso de Medicina no campus de São Mateus, município da Região Norte do Estado. A cerimônia será realizada no Palácio do Planalto e contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro da Educação, Camilo Santana; do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; e do reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, entre outras autoridades.
O projeto de implantação do curso prevê a oferta de 60 vagas por ano. O investimento calculado é de R$ 30 milhões, incluindo a construção de um prédio e a aquisição de equipamentos e outros itens necessários para seu funcionamento. A perspectiva é que as vagas sejam oferecidas já a partir do primeiro semestre de 2026.

Perspectiva é que as vagas sejam oferecidas já a partir do primeiro semestre de 2026 – Foto por Campus de São Mateus | Universidade Federal do Espírito Santo
Com a autorização oficial, a Ufes dará início ao processo para a realização de concurso público que vai selecionar servidores técnicos e docentes que atuarão no curso. No início de julho, o reitor da Ufes esteve na Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC), a fim de alinhar as providências necessárias. A expectativa é de que sejam abertas 30 vagas para técnicos e 60 vagas para docentes.
“Dia histórico para o Espírito Santo e para a região Norte! Estamos seguindo para Brasília para participar da cerimônia de autorização do curso de Medicina em São Mateus, uma conquista gigantesca para o município, para o estado e para o fortalecimento do nosso SUS”, disse Casagrande.
Ministro anunciou criação do curso há um mês
No fim de maio, Camilo Santana confirmou a criação do curso de Medicina no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em São Mateus. A expectativa é de que as primeiras turmas iniciem as aulas já em 2026, segundo ele.
Na ocasião, anúncio foi feito por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, no qual o ministro aparecia ao lado do senador Fabiano Contarato, do PT. O parlamentar capixaba foi um dos articuladores para que o curso fosse ampliado no Espírito Santo.
“A expectativa é que a gente já possa, no segundo semestre, realizar a seleção para os alunos, para a gente começar esse curso já em 2026”, afirmou Camilo Santana.

Ao lado de Contarato, ministro Camilo Santana confirmou a criação do curso no campus da Ufes no município da Região Norte – Foto por: Marcelo Camargo – Agência Brasil
O senador Fabiano Contarato destacou a importância do curso para a região Norte do Espírito Santo, classificando a iniciativa como “um sonho antigo que agora será concretizado”.
“O curso de Medicina da Ufes São Mateus vai virar realidade! O ministro da Educação confirmou para mim que a expectativa é de que a seleção de alunos ocorra já no segundo semestre deste ano, com início das aulas em 2026! Uma conquista importante para nosso estado! Parabéns!”, comemorou Contarato nas redes sociais.