Por Danieleh Coutinho / ES HOJE / Foto: Divulgação
“Respeito a reação dele, mas eu conversei antes e Arnaldinho (Borgo – PSDB) não foi surpreendido. Não é bom que a gente se separe”. Esses foram dois recados do governador Renato Casagrande (PSB) ao prefeito de Vila Velha que, desde 18 de dezembro dá uma série de diretas e indiretas, ao governador pelo anúncio de apoio ao nome de Ricardo Ferraço (MDB), atual vice, a govenador do Espírito Santo.
O governador garantiu que ligou para o prefeito e conversou sobre uma decisão que não foi tomada sozinho. E que entende Arnaldinho manter seu projeto eleitoral, desde que não promova o afastamento administrativo entre a PMVV e o Palácio Anchieta.
“Eu conversei com ele antes, não foi uma surpresa. Falei que iria fazer um anúncio do Ricardo e compreendi o movimento dele, como compreendo e acho que ele pode fazer. Mas, ele não pode se afastar do Governo, não pode se afastar de nós e nem nós dele, porque nós somos fortes quando estamos juntos. A prefeitura de Vila Velha e o Governo do Estado, nós somos fortes e nos fortalecem. Se separar a gente pode se enfraquecer e precisamos continuar nesse ritmo, nesse rumo. Se ele quer fazer o movimento, a gente tem que respeitar o momento dele”, detalhou o governador.
Arnaldinho Borgo saiu do Podemos, uma sigla já comprometida com Ricardo Ferraço, e assumiu, no início de dezembro, o comando do PSDB-ES. Sua filiação foi abonada pelo presidente nacional, Aécio Neves, que deu autonomia ao capixaba para viabilizar sua candidatura ao Executivo estadual.
A confirmação de Ricardo aconteceu durante entrevista no Palácio Anchieta a todos os veículos de comunicação da região metropolitana.
“Eu posso chegar em março sair eu posso chegar em março não sair. Se eu não sair ele vai ser também o nosso candidato ao
Nesta terça-feira (23) à ES Hoje, explicou que tem uma programação para concluir e alinhamentos com aliados – o que pedia somente, neste momento, a confirmação de Ricardo. “A gente definiu porque os partidos ouvidos, deputados, prefeitos, vereadores e tudo apontou para que a gente tivesse o anúncio do Ricardo”.
Antecipação eleitoral
Casagrande tem falado do pleito de 2026 desde o final de 2024, afirmando que Ricardo é sucessor natural. A partir de suas declarações foi, extraoficialmente, antecipado para 2025 as eleições de outubro do ano que vem. Apesar dessa percepção geral, o próprio governador entende que as coisas seguem no ritmo.
“Não me sinto responsável pela antecipação eleitoral. O Brasil tem eleição de dois a dois anos, mas termina uma começa-se a debater outra. Acho que os políticos e jornalistas que cobrem política é que estão falando disso, a população só vai se ligar em eleição quando começa mesmo o “Guia eleitoral”, propaganda de TV. Quando as coisas começam a esquentar os debates, aí as pessoas se atentam. Na política natural a gente já saiu de uma eleição municipal debatendo estadual e já tinha uma demanda sobre a posição do governador de quem poderia colocar como pré-candidato na eleição. Mas o processo mesmo começa em agosto do ano que vem”, avaliou.